Colunistas

Os encontros do cometa SWAN R2 nas imagens astronômicas da semana

Toda semana, no Programa Olhar Espacial, exibimos duas imagens astronômicas que se destacaram na semana que passou. E na última semana, apresentamos duas imagens com encontros do cometa que, embora descoberto recentemente, já se tornou sensação entre os astrônomos. Confira:

SWAN, Marte e ATLAS

Encontro entre o brilhante cometa C/2025 R2 (SWAN) com o planeta Marte e o cometa C/2025 K1 (ATLAS) nos céus do Chile. Crédito: David OD

A primeira imagem mostra um espetacular encontro, nos céus do Chile, entre o brilhante cometa C/2025 R2 (SWAN) com o planeta Marte e um outro cometa, o C/2025 K1 (ATLAS). Descoberto em 12 de setembro por Vladimir Bezugly em imagens do instrumento SWAN a bordo da sonda SOHO, o cometa C/2025 R2 (SWAN) surpreendeu os astrônomos com uma explosão de atividade logo após sua aproximação com o Sol e está sendo visto com o auxílio de pequenos instrumentos na direção do poente, logo após o pôr do Sol, nos céus do Hemisfério Sul. No último dia 20, os cometas SWAN e ATLAS estavam lado a lado com Marte, mas esse registro foi feito no dia 18, um pouco antes dessa máxima aproximação. 

Confira a imagem original aqui.

SWAN e LUA

Encontro do Cometa C/2025 R2 (SWAN) com a Lua no céu de Conceição do Coité, interior da Bahia. Crédito: Alexsandro Mota

Já a segunda imagem mostra outro encontro do Cometa C/2025 R2 (SWAN), mas desta vez com a Lua, no último dia 24. A belíssima captura foi feita a partir de Conceição do Coité, interior da Bahia, e mostra a Lua em um fino crescente, iluminada em grande parte pela “luz cinérea”, que é a luz do Sol refletida na Terra atingindo a superfície escura do satélite. Esta foi uma das últimas boas oportunidades de observação do cometa SWAN. Nas próximas duas semanas, a luz da Lua deve ofuscar o brilho do visitante gelado ao mesmo tempo em que ele se afasta da Terra e, consequentemente, se torna menos brilhante e mais difícil de se observar.

Confira a imagem original aqui.

Esta post foi modificado pela última vez em 29 de setembro de 2025 15:02

Compartilhar
Publicado por
Marcelo Zurita