Pro

Siri sob pressão: OpenAI lança campanha global para divulgar ChatGPT

A OpenAI iniciou uma campanha publicitária para o ChatGPT, exibida em horário nobre na TV norte-americana, em serviços de streaming e também nas redes sociais. A ação, que estreou durante o programa NFL Primetime nos Estados Unidos, tem como objetivo destacar como o chatbot pode ser útil no dia a dia das pessoas, aumentando a comparação direta com a Siri, assistente virtual da Apple. As informações são do portal 9to5Mac.

Segundo a empresa, a campanha pretende mostrar que o ChatGPT pode ajudar em atividades rotineiras, como montar planos de treino, criar receitas e organizar tarefas de forma prática e acessível. O lançamento nos EUA será seguido por anúncios em emissoras do Reino Unido, como ITV, Sky e Channel 4, além de outdoors em grandes cidades.

A publicidade quer mostrar ao público como usar o ChatGPT no dia a dia (Imagem: Mijansk786/Shutterstock)

Siri perde espaço para ChatGPT em funcionalidades

A chegada dessa campanha amplia a percepção de que a Siri está atrás em termos de evolução tecnológica. Enquanto a assistente da Apple oferece respostas limitadas e depende de comandos específicos, o ChatGPT utiliza inteligência artificial generativa para criar conteúdos, sugerir ideias e resolver dúvidas em linguagem natural.

De acordo com Elke Karskens, diretora internacional de marketing da OpenAI, o objetivo é “mostrar como o ChatGPT pode facilitar a vida das pessoas e ajudá-las a focar no que realmente importa”.

Inteligência artificial é usada no ChatGPT para criar conteúdos, sugerir ideias e resolver dúvidas em linguagem natural (Imagem: WANAN YOSSINGKUM/iStock)

Apesar disso, a Apple mantém uma política de privacidade rígida, o que restringe a integração nativa de recursos de IA mais avançados. Hoje, usuários de iPhone podem acessar o ChatGPT apenas como alternativa quando a Siri não consegue responder a uma solicitação, mediante autorização explícita.

Como foi feita a campanha do ChatGPT

A OpenAI também destacou que o desenvolvimento criativo da campanha não contou com geração de imagens ou vídeos por IA. A empresa reforçou que “o trabalho humano foi central para toda a produção”, com diretores, fotógrafos e produtores liderando o processo.

A nova campanha publicitária não foi feita com imagens de IA, diz a OpenAI (Imagem: Robert Way/Shutterstock

Ainda assim, o ChatGPT foi utilizado em etapas secundárias, como para organizar cronogramas e agilizar listas de filmagem. Dessa forma, a companhia buscou equilibrar o uso da tecnologia com a valorização do trabalho criativo humano.

Principais pontos da campanha:

  • Comerciais em horário nobre nos EUA e Reino Unido;
  • Apoio com anúncios em outdoors em grandes cidades;
  • Foco em mostrar o ChatGPT em situações práticas do dia a dia;
  • Produção feita por equipes humanas, com apoio mínimo da IA em tarefas de bastidores.

Leia mais:

Esta post foi modificado pela última vez em 29 de setembro de 2025 14:09

Compartilhar
Publicado por
Maurício Thomaz