Como o Blockchain facilita e barateia os negócios

Como o Blockchain facilita e barateia os negócios

Redação Olhar Digital 22/09/2016 11h03
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Solução une todas as partes de um processo em uma única plataforma

Imagine uma empresa brasileira que queira exportar seus produtos para um país do outro lado do oceano Atlântico. O produto precisa ser retirado do armazém da empresa, levado até o porto, embarcado num navio, desembarcado em outro porto, e enfim levado de lá até o comprador, mediante comprovação de entrega. Ufa, que trabalho!

Ao longo dessa cadeia, que não é nada simples, há uma série de documentos, assinaturas, verificações e autenticações necessárias para garantir que todas as partes estão cumprindo seu papel de maneira adequada. Uma falha em qualquer parte desse processo pode pôr toda a transação a perder.

Mesmo que haja softwares capazes de agilizar esses processos, eles não conseguem necessariamente se comunicar entre si. O sistema usado pela transportadora pode não ser compatível com o do porto, que por sua vez pode não conversar com o do comprador. E o sistema do exportador pode ser incompatível com todos esses, levando os participantes do processo de volta à estaca zero.

Tudo junto

A solução de Blockchain tem justamente o objetivo de unir em uma única plataforma todas essas partes. Ela consegue se comunicar com os sistemas, integrando os pontos desse processo em um único local. Por meio dela, transportadoras, autoridades portuárias e outras partes podem validar processos, compartilhar documentos e garantir a segurança e qualidade de suas transações.

A automatização do processo ganha fôlego. O sistema é capaz de agendar a transferência de determinados valores mediante o cumprimento de determinadas condições; assim, uma vez que todas as partes envolvidas tenham aprovado a transação e comprovado sua participação, a transferência é feita automaticamente. E bancos também podem usar a plataforma para acompanhar o processo.

Além de unificar todas essas informações e processos, o Blockchain também se integra ao livro-razão de cada uma das partes envolvidas. Conforme os processos da transação são realizados, as informações de negócios são atualizadas em cada uma das aplicações das empresas.

A “internet das coisas”, apontada como a próxima grande evolução da tecnologia, é outra parte beneficiada. Ao detectar que todas as embalagens do produto foram escaneadas pela empresa de transporte, a solução já marca esse processo como completado. O software, portanto, agiliza, automatiza e otimiza esses processos.

Mais rápido, eficiente e seguro

Há também vantagens de ordem de escalabilidade, com recursos que funcionam bem independentemente da quantidade de agentes envolvidos no negócio. Basta que todas as partes se inscrevam na plataforma para que possam se comunicar e facilitar os seus processos usando o recurso.

Com a agilidade dos processos, economiza-se tempo e acaba-se com a burocracia, permitindo que os negócios fluam de maneira mais suave. Eventuais problemas podem ser rapidamente identificados e resolvidos.

Por fim, mas não menos importante, há a questão da segurança. Todas as informações são trocadas por meio dos servidores, e os registros das transações também são armazenados de maneira distribuída. Assim, não há como eles serem perdidos ou deletados; todas as partes da transação ficam armazenadas de maneira segura e protegida contra violações de qualquer tipo, numa espécie de livro de registro distribuído.

Graças a todas essas vantagens, é fácil perceber que o Blockchain é uma tecnologia extremamente potente, e que deve se tornar ainda mais essencial nos próximos anos. Para saber mais, veja o que esses especialistas em infraestrutura falam neste vídeo.

além da infra além da infra leads
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você