Busca

Apenas em Além da Infra Em todo o site
31/01/2017 Postado às 12h00

Ferramentas de cloud devem ser rápidas e eficientes para sua empresa decolar

Redação Olhar Digital

Em um mundo corporativo cada vez mais conectado e globalizado, as empresas precisam realizar processos de forma mais rápida e eficaz.

Foi-se o tempo em que o envio de um arquivo levava horas para ser completado e que tudo era armazenado em HDs físicos. A chegada da nuvem no mercado traz novos desafios e possibilidades para os gestores antenados que querem aproveitar as melhores tecnologias para criar soluções dinâmicas. Chegou a hora de apostar em recursos inteligentes, seguros e rápidos para facilitar o trabalho da sua empresa e cortar gastos inúteis.

A melhor forma de fazer isso é transformando a infraestrutura para que ela permita a adição de mais espaço de armazenamento em questão de minutos, a utilização de backups em servidores x86 com soluções híbridas flexíveis e a padronização de operações com licenciamento online flexível.

O mercado atual já conta com algumas dessas soluções. Uma delas é a Spectrum Accelerate, da IBM. Ao trabalhar com desempenho de armazenamento previsível e consistente, além de um conjunto de recursos que trazem ainda o espelhamento remoto e a ocupação variada granular.

O gerenciamento de escala em um único painel a partir do datacenter já pode ser considerado uma ferramenta obrigatória para qualquer empresa que queira superar as expectativas de seus clientes. Para completar, a implementação do produto acontece em commodity servers x86 e no XIV Storage System otimizado como um serviço de cloud pública.

A capacidade de trabalhar com DR², QoS³, OpenStack e REST também não deve ser subestimada pelo gestor moderno. Independente do hardware, o licenciamento transferível oferece excelente flexibilidade operacional e ótimo custo-benefício.

A boa notícia é que já existem no mercado algumas soluções que envolvem essas e outras ferramentas, como o espelhamento remoto para diversos sites, DR e backup de arquivos para IaaS, como o Softlayer. É importante considerar produtos de cloud com características híbridas e que possibilitem o gerenciamento de aplicativos com funções de teste e desenvolvimento.