Data center infraestrutura TI

ITaaS simplifica processos e melhora as empresas de TI

Marcelo Gripa, editado por Gustavo Sumares 24/10/2017 11h10
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Com o rápido avanço da tecnologia e da transformação digital, criar e manter uma infraestrutura de TI não é uma tarefa fácil. A todo momento surgem necessidades específicas para sistemas, ferramentas e processos que aumentam os desafios para gestão deste ambiente. Com este cenário, a área de TI ganha a oportunidade de trabalhar um novo modelo operacional: o ITaaS, ou TI como serviço.

Através do ITaaS, as organizações são capazes de contratar a infraestrutura necessária para o setor de tecnologia de informação, que inclui hardware, software, armazenamento de dados e suporte, sem precisar se preocupar com a compra de equipamentos, contratação de funcionários ou gerenciamento da área.

Esse modelo mistura a agilidade e flexibilidade da nuvem híbrida, simplificando o ambiente de TI. O resultado é um maior controle dos recursos, além de segurança e redução dos riscos e custos envolvidos em uma infraestrutura tradicional.

Este novo cenário força mudanças fundamentais na organização, nas partes financeira e tecnológica e também altera significativamente a forma como os serviços são entregues, consumidos e gerenciados.

As vantagens do ITaaS são muitas quando comparadas com a opção de manter toda a área da TI na própria empresa. Entre elas estão:

· A economia com a infraestrutura, uma vez que a criação de um data center seguro, com instalações físicas adequadas, compra de hardware, adaptação de software e a manutenção disso tudo gera despesas;

· A flexibilidade de contratar somente os serviços necessários de acordo com a demanda da empresa e realizar mudanças rápidas, pois todo o serviço se encontra disponível na nuvem. Os líderes de TI podem ver e monitorar tudo, desde o uso da nuvem até questões de segurança, sendo que este controle permite resoluções mais rápidas de problemas;

· A modernização constante da área de TI, porque não é necessário pensar em um investimento para mudar todo o setor, comprar novos equipamentos ou treinar funcionários. Quando uma infraestrutura corporativa é baseada em nuvem, a expectativa é de que a inovação seja mais rápida e fácil de alcançar.

Ao combinar a escolha e a transparência dos modelos de nuvem com a estrutura de gerenciamento de serviços para um ambiente híbrido, o ITaaS ajuda a tornar o ambiente de TI menos complexo, mais ágil e apto a tomar as melhores decisões visando inovação e crescimento da empresa.

A IBM, por exemplo, já oferece diversos recursos de TI nesse modelo. Confira aqui todos os produtos de ITaaS da empresa.

além da infra
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você