Mainframe IBM z13

Os mainframes mudaram o mundo, e agora podem mudar sua carreira

Redação Olhar Digital
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Mainframe. Você já deve ter ouvido essa palavra, especialmente se você se interessa por tecnologia. Mas mesmo que você não se interesse, você com certeza já usou um mainframe, ainda que não saiba. São eles os responsáveis pela infraestrutura da nossa internet, das nossas redes bancárias e de muitos outros aspectos de nossa vida cotidiana em que, de tanto usar, nós nem pensamos mais.

Por exemplo: 60% da informação disponível na rede é gerenciada por mainframes. 90% das transações de caixas eletrônicos e dados financeiros de clientes de banco do mundo também passam por essas máquinas. O Olhar Digital já chegou a produzir um infográfico sobre essas máquinas essenciais ao nosso dia-a-dia, que você pode ver aqui.

Com toda essa importância e poderio, os mainframes são um assunto muito importante para quem quer entender melhor a “coluna dorsal” de tecnologia que sustenta a nossa sociedade. E, mais do que isso, eles são também uma excelente oportunidade para jovens interessados numa carreira em tecnologia da informação. Afinal, nos Estados Unidos, por exemplo, os profissionais dedicados a esses sistemas chegam a ganhar até duas vezes mais do que engenheiros elétricos empregados em outras áreas.

Salários elevados normalmente estão associados a uma escassez de profissionais dedicados, e com mainframes, o caso é semelhante: considerando-se quão essenciais eles são para as nossas vidas, é surpreendente quão poucas pessoas optam por se dedicar a eles. No entanto, você pode ajudar a mudar esse cenário.

Participe do concurso Master the Mainframe

Ao longo do fim de 2017, acontecerá o concurso “Master the Mainframe”. Esta é a 13º edição do maior concurso de mainframe para estudantes do mundo.

Trata-se de uma competição educativa na qual os participantes poderão ter acesso a uma variedade de sistemas, programas e produtos usados pelas empresas que trabalham com mainframes. Alunos de ensino médio e de cursos superiores podem se inscrever no concurso por meio do site da IBM - que é patrocinadora do evento - e concorrer a uma série de prêmios. Isso sem falar nas oportunidades de trabalho que uma experiência com mainframes proporciona.

Não se intimide pela importância do assunto: o concurso não exige nenhum conhecimento prévio. Tudo que você precisar saber será ensinado conforme necessário, e o nível de dificuldade aumenta conforme o seu progresso.

Se você se interessou pelo assunto, mas não é estudante, não se preocupe: você também pode ter acesso aos conhecimentos e aos sistemas por meio do “Learning System”. Nessa categoria, não há prêmios - o aprendizado, no entanto, é o mesmo.

Gostou? Não deixe de se inscrever.

além da infra
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você