Por que você precisa prestar atenção e investir em plataformas de big data

Gustavo Sumares 19/10/2017 13h10
Big Data, Investimentos, dados, crescimento
A A A

Diversas pesquisas de institutos como IDC e Gartner realizadas recentemente indicam que a indústria está num caminho sem volta: cada vez mais pessoas estão tendo acesso à internet no mundo, e é cada vez maior o volume de dados que circulam pelas redes mundiais de computadores.


Pensando nisso, qualquer empresa que dê o mínimo de atenção à tecnologia deve se preocupar com a maneira com que armazena e, principalmente, como agiliza o gerenciamento de todos esses dados trafegando entre servidores e clientes.

É por isso que cada vez mais empresas têm apostado em plataformas de big data, como MongoDB e EDB Postgres, para citar dois exemplos. A primeira é uma solução de código aberto que modela dados na forma de documentos flexíveis, acelerando o desenvolvimento de novas aplicações com base nessas informações.

Já o segundo é uma solução criada pela EnterpriseDB também para gerenciar e armazenar dados, um banco de dados relacional de objeto feito de código aberto. Tudo isso vem a calhar para empresas que lidam com grandes volumes de dados e precisam de insights mais rápidos para se manterem competitivas. De acordo com informações da IBM, 80% dos dados produzidos no mundo não estão estruturados, e esse volume vem crescendo 15 vezes mais rapidamente do que os dados estruturados.

O mercado já tem visto as necessidades dessa nova era, de modo que 70% dos novos aplicativos criados no mundo já são construídos com bancos de dados de código aberto, como o MongoDB e o EDB Postgres citados acima. Com essas novas tecnologias, é possível organizar o crescimento desordenado de servidores para lidar com dados não-estruturados.

A partir do momento que a sua empresa consegue colocar uma ordem nessa confusão de big data, é possível não apenas tirar conclusões mais rápidas deste volume imenso de informações, mas também reduzir gastos desnecessários com infraestrutura. Afinal de contas, investir com inteligência é sempre melhor e mais eficiente do que investir por desespero, quando o espaço de armazenamento acaba, por exemplo.

Especialmente por conta de um fator em comum entre essas soluções de plataforma de dados: escalabilidade. Poder criar novos servidores de acordo com a demanda, de maneira automatizada graças às tecnologias de nuvem das plataformas modernas, também ajuda, e muito, a agilizar a solução de problemas e o crescimento exponencial de uma aplicação.

O futuro prevê ainda um grande aumento no volume de dados com que as empresas terão de lidar, especialmente quando ferramentas de inteligência artificial se tornarem ainda mais difundidas no mercado. Ter a tecnologia certa para agilizar o gerenciamento dessas informações é o que fará toda a diferença num mercado tão competitivo quanto o da tecnologia.

Vale lembrar que MondoDB e EDB não fazem o trabalho sozinhas e necessitam de uma infraestrutura de T.I. adequada para rodar de maneira otimizada. Saiba como o IBM Power Systems pode oferecer melhor relação preço/desempenho em comparação com o x86 para as plataformas de dados modernas.

além da infra além da infra leads
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você