Sunswift eVe

1º carro solar do hemisfério sul vai estar nas ruas em julho; veja vídeo

Redação Olhar Digital 06/05/2015 11h05
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Uma equipe de estudantes de uma universidade australiana está adaptando um modelo de carro de corrida movido a energia solar para trafegar legalmente nas ruas da Austrália, dentro de todas as regras de segurança e design de veículos.

O bólido, que é chamado de Sunswift eVe, teve de ser completamente remodelado para atender as normas oficiais. E os ajustes para torná-lo um carro de rua vão bater na casa dos US$ 100 mil. Entretanto, o esforço pode valer a pena: o carro será o primeiro modelo legal de carro solar a circular pelas ruas do hemisfério sul. 

Isso pode significar o surgimento de um modelo opcional ao oferecido pela indústria automobilística, que sempre produziu veículos dependentes de combustíveis e com pouca autonomia.



O Sunswift eVe foi projetado para disputar corridas, e, após quebrar recordes de velocidades em circuitos pequenos em 2014, superou a marca mundial de velocidade para carros elétricos num percurso de 500 km, mostrando que a tecnologia de alimentação solar é tão competitiva quando a de alimentação de força por energia elétrica.

Entretanto, para construir o protótipo a equipe de desenvolvedores gastou cerca de US$ 500 mil dólares, valor que pode baixar se um dia o modelo for produzido em massa.

Energia Solar Carro elétrico carro Carro conectado
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você