Carros e Tecnologia

transito

Brasil deve investir em carros elétricos

Redação Olhar Digital 22/05/2009 15h43
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Ministro da Ciência e Tecnologia quer montar grupo de trabalho para criar baterias

Brasil deve realizar investimentos na produção de baterias elétricas para carros. A informação foi dada pelo ministro da Ciência e Tecnologia do Governo Federal, Sergio Rezende.

O ministro disse que na próxima semana, 26/05, se reunirá em Brasília com A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), empresas eletroquímicas brasileiras e representantes do setor acadêmico, para procurar novas formas de expandir o programa de desenvolvimento de carros elétricos no país.

Com intenção de montar uma rede para trabalhar na idéia, o ministro já descartou a possibilidade que criar uma empresa estatal. Rezende afirma que o Brasil tem fabricantes de motores elétricos, o que facilitaria o andamento do projeto. “Estamos mobilizando pesquisadores, empresas de baterias, empresas de veículos, para desenvolver o projeto de um carro nacional”, garante.

O principal desafio até então, é criar uma bateria que seja tão adequada aos veículos quanto as de lithium, que apesar de só terem sido usadas em aparelhos tecnológicos, já mostraram que podem ser competitivas no mercado automotivo.

Apesar dos carros elétricos ainda não representarem concorrência significativa no mercado, Rezende acredita que a partir do desenvolvimento das baterias a competitividade no Brasil poderá se estabelecer.

Automóveis
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você