Carros e Tecnologia

Bateria tranformas combustível em energia

Célula deve garantir 2 vezes mais autonomia para carros elétricos

Lucas Tavares, editado por Igor Lopes 08/12/2011 17h33
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Novo material fornece 10 vezes mais energia que uma célula atual

Carros elétricos são apontados como a grande solução para acabar com a poluição gerada pelos automóveis. Mas, o problema que ainda não foi resolvido pelos pesquisadores é a autonomia dos veículos, uma vez que baterias são pesadas e não oferecem a mesma energia de um tanque de gasolina, por exemplo.

Porém, pesquisadores da Universidade de Maryland desenvolveram uma célula de energia que dá mais eficiência a esse gerador. Chamada de óxido-sólida (SOFC), a célula se diferencia por poder reagir não só com o Hidrogênio, mas também com qualquer tipo de combustível, como gasolina, diesel e gás natural. Esses combustíveis, utilizados em uma escala bastante pequena, seriam capazes de produzir o ganho necessário para aumentar a autonomia dos carros elétricos em grandes proporções.

Mas, há um problema que impediu a célula de ser usada em maior escala: a temperatura. Elas só conseguiam trabalhar em ambientes muito quentes, que chegavam a pouco mais de 900ºC, de acordo com o site Technology Review.

Ao trocar materiais e o design, os pesquisadores conseguiram fazer com que a célula produza 10 vezes mais energia em um tamanho super reduzido (10 centímetros de lado). Além disso, a temperatura que permite seu funcionamento diminuiu: atualmente, é necessário aquecê-la a 650°C.

Os pesquisadores já têm planos para que as temperaturas em ação cheguem a 350ºC, o que permitiria o uso dessas células em carros comuns. Os cientistas afirmam que o preço já é compatível e a nova tecnologia poderia concorrer com carros equipados com motores a gasolina.
Bateria Pesquisa Carro elétrico carro Energia
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você