Carros e Tecnologia

Bateria

Cientistas criam bateria que dura mais de 25 anos

Leonardo Pereira 07/06/2013 12h55
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Desenvolvida por alemães, bateria suporta 10 mil ciclos de recarga mantendo 85% de sua capacidade

Quem tem smartphone já está acostumado a ter de recarregá-lo constantemente, por causa do desempenho das baterias feitas com íons de lítio, que acabam não durando muito tempo. Mas pesquisadores alemães trabalham em uma solução para aumentar o desempenho da tecnologia.

O resultado foi a criação de uma bateria de íons de lítio que consegue manter 85% de sua capacidade após 10 mil ciclos completos de carga, conforme noticia o Green Car Congress. Ela foi desenvolvida pelo pessoal do ZSW, o centro de energia solar e pesquisas com hidrogênio de Bade-Vurtemberga.

Essa bateria tem densidade de 1,1 mil watts por quilograma, ou seja, cerca de quatro vezes o que possui uma bateria com a mesma tecnologia hoje em dia.

Porém, isso não será usado em smartphones e tablets. O foco da ZSW são geradores de energia eólica e solar, além de carros elétricos - o destino principal.

Um carro usado diariamente precisa ter a bateria substituíta num prazo médio de nove anos, sendo que essa dos alemães duraria mais de 25 anos.

Em outras palavras, se a tecnologia realmente chegar ao mercado, pode ser que a bateria se torne o componente mais durável dentro de um carro elétrico.

Bateria Carro elétrico carro carregador
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você