Ditar mensagens no trânsito é tão perigoso quanto digitar

Estudo revela que o tempo de resposta do motorista é o mesmo nos dois casos

Leonardo Pereira 24/04/2013 10h21
Carro Celular
A A A

Se você acreditava que ter um sistema de voz para enviar mensagens de texto tornava a direção mais segura, pode começar a rever essa ideia. Um estudo provou que escrever ou ditar uma mensagem oferece os mesmos riscos ao motorista.

O Texas Transportation Institute, da Texas A&M University, usou 43 pessoas para descobrir isso. Elas foram colocadas em uma pista de testes para dirigir sem celular, depois digitando e ditando mensagens.

"Nos dois casos, motoristas levam cerca de duas vezes mais tempo para reagir do que se não estivessem escrevendo", disse à Reuters a coordenadora da pesquisa, Christine Yager.

Falar, na verdade, toma até mais tempo do motorista, porque além de pensar na mensagem ele precisa corrigir eventuais erros de interpretação do sistema que escreveu. "Você ainda está usando sua mente para tentar pensar no que está tentando dizer", explicou Christine.

Celulares SMS carro
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você