Ford lança sistema que liga para a emergência em caso de acidente

Renato Santino 25/07/2014 18h20
ford ka
A A A

A Ford anunciou um novo recurso de emergência que permitirá que o sistema do carro ligue sozinho para o 192, número do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), em caso de acidente, permitindo um atendimento mais rápido, mesmo que nenhum dos envolvidos tenha condições de fazer um telefonema.

O sistema, já existente em automóveis nos EUA e Europa, informa a localização do acidente automaticamente, permitindo uma resposta breve do SAMU. Ele chega ao Brasil primeiro no Novo Ka.

A tecnologia funciona quando um celular estiver pareado ao sistema SYNC do carro, por meio do Bluetooth. Em caso de acidente, com acionamento do airbag ou do sistema de corte de combustível, a chamada é feita automaticamente por meio do telefone conectado ao sistema.

Em seguida, o atendente recebe uma mensagem comunicando o ocorrido, com as coordenadas do GPS. O microfone, então, é aberto para que os ocupantes possam se comunicar. Contudo, mesmo se eles estiverem desacordados, as informações básicas para o atendimento já foram registradas e o socorro deve chegar em pouco tempo.

O recurso foi feito em parceria com o Ministério da Saúde, e validado com testes com algumas unidades do SAMU, com simulações de chamada. A apresentação será feita na próxima semana, no Congresso Nacional do SAMU, em Brasília.

Saúde Automóveis carro Ford Carros conectados
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você