Carros e Tecnologia

Ford Saúde

Ford cria veículo que indica nível de diabetes do usuário

Caio Carvalho, editado por Igor Lopes 01/11/2011 09h12
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Através da tecnologia sem fio, os carros se conectam a dispositivos médicos que monitoram a saúde do condutores

A Ford fez uma demonstração de seu mais novo carro - que ainda está em fase de testes - numa conferência de saúde na Califórnia (Estados Unidos). O veículo faz parte do crescente número de dispositivos sem fio voltados para a área médica, em especial para monitorar pacientes com doenças crônicas.

O foco inicial está em pessoas com diabetes e asma. O carro pode se conectar a um dispositivo sem fio, que vai monitorar o nível de glicose no sangue ou quadro clínico da asma a partir dos aparelhos da Medtronic e, em seguida, sincronizar as informações com o WellDoc, uma plataforma móvel de monitoramento de saúde.

"As pessoas já usam o serviço de voz em seus telefones celulares e para selecionar música, por exemplo. O que estamos tentando fazer é estender a capacidade dessa plataforma para incluir recursos de saúde e bem-estar", afirma K. Venkatesh Prasad, líder sênior do setor técnico da Ford.

O carro pode parecer um lugar estranho para controlar a saúde, mas Anand Iyer, diretor de operações da WellDoc, que trabalhou com a Ford no projeto, ressalta o contrário. "Os americanos gastam cerca de 230 milhões de horas por semana em seus veículos. É um ambiente único, porque é uma espécie de local privado dos condutores".

O aplicativo que detecta os níveis de asma combina o sistema GPS do carro com mapas de contagem de pólen no local, e pode, eventualmente, tomar medidas com base em dados como fechar janelas ou alterar as configurações de circulação de ar.

A Ford tem uma série de outros projetos voltados para a saúde. Um deles é relacionado a assentos com sensores eletrocardiográficos embutidos para monitorar o coração. Ainda no estágio inicial de desenvolvimento, a ideia é usar a tecnologia para alertar os motoristas que possam ter um ataque cardíaco ou um problema cardiovascular e, assim, evitar acidentes.

GPS Saúde Medicina carro
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você