Carros e Tecnologia

Painel LED

Hacker cria painel de LED para se comunicar com outros motoristas no trânsito

Caio Carvalho, editado por Igor Lopes 24/10/2011 15h37
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Visor transmite mensagens como "dirija devagar" e "matenha distância" para avisar condutores desatentos

Um hacker indiano desenvolveu um projeto a fim de conscientizar motoristas desatentos nas estradas, além de alertá-los quanto ao trânsito. Trata-se de uma grade com luzes de LED colocada na janela traseira do veículo, sem obstruir a visão do espelho retrovisor, que manda mensagens que instruem o carro que estiver logo atrás. Dessa forma, os condutores visualizam as informações e evitam possíveis acidentes.

Chamado de "Bad Driver Feedback Display" ("Visor de Resposta para Maus Condutores", em português), o visor é comandado por um micro-controlador ligado por cabos ao painel de LED. Usando o próprio carro - um Volkswagen Polo -, o hacker digita as mensagens que deseja exibir ("dirija devagar", "vire à direita", "vire à esquerda" e "matenha a distância").

O único problema é o fato do motorista ter de digitar as informações enquanto dirige, o que pode desviar sua atenção ao conduzir o automóvel. Segundo o hacker responsável, a próxima etapa será permitir a atualização do painel de LED através de smartphones, por conexão via Bluetooh.

Uma galeria com várias imagens do projeto está disponível num slideshow do Google.

Comportamento Bluetooth Smartphones LED Trânsito carro
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você