Carros e Tecnologia

CARRO E CELULAR

Sensores medem condição do automóvel

Redação Olhar Digital 20/04/2009 18h45
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Sistema mede estado do veículo e auxilia a diminuir custos de manutenção

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Purdue, em Indiana nos Estados Unidos, desenvolveu equipamento que mede as condições dos automóveis. O sistema se chama “acelerômetro-tri-axiais” e capta vibrações do veículo. Os dados são processados por um software que interpreta se há problemas com os componentes do automóvel, informando o condutor sobre estado do seu equipamento.

A aparelhagem está sendo utilizada em testes militares. Alguns veículos do exército americano já possuem o serviço. O recurso garante mais segurança e auxilia na diminuição de custos de manutenção.

Um dos responsáveis pelo invento, o americano Douglas Adams, diz que o “acelerômetro” é sensível a ponto de medir uma oscilação de 5% na rigidez da suspensão do automóvel. Ainda que em fase de testes, os criadores do sistema garantem que ele poderá ser utilizado em veículos comerciais e públicos.
Automóveis
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você