Carros e Tecnologia

Táxi autônomo - USP

USP testa táxi que dirige sozinho

Caroline Rocha, editado por Marcelo Gripa 25/08/2015 18h40
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Pesquisadores da USP de São Carlos, no estado de São Paulo, testam um serviço de táxi autônomo nas dependências do campus. O automóvel poderá ser solicitado pelo celular via aplicativo e, depois de levar o passageiro ao seu local de destino, retornará sozinho ao ponto de partida.

O projeto segue o mesmo princípio do primeiro caminhão autônomo brasileiro e é uma das aplicações para o Carro Robótico de Navegação Autônoma (CARINA), desenvolvido pela universidade. O carro começou a ser testado há dois anos e, desde então, tem passado por diversas melhorias, como a incorporação de um sistema de mapas contínuos, novidade que será testada em breve e evita a interrupção de sinal que pode acontecer com o GPS.

"No teste que fizemos com o veículo em outubro de 2013, o planejamento de rota era muito simples, baseado em um sistema de GPS. Já o sistema de mapas contínuos, que será usado no próximo teste, permitirá que o automóvel planeje sua rota em tempo real para chegar ao destino desejado pelo passageiro”, explica Denis Wolf, coordenador do projeto.

O CARINA mapeia o ambiente usando dois sensores a laser localizados na frente e no teto do carro, além de câmeras que gravam imagens em 360º. "O conjunto de sensores ajuda o carro autônomo a perceber se há outros automóveis próximos e evita o risco de colisão", conta Wolf.

O veículo pode atingir a velocidade de 60 km/h e consegue realizar manobras utilizando softwares desenvolvidos pelos pesquisadores. Os testes com o público começam no mês de outubro.

Via Fapesp 

Automóveis Brasil Tecnologia carro
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você