Carros e Tecnologia

volvo estrada elétrica

Volvo desenvolve estrada eletrificada para carregar veículos

Renato Santino, editado por Wharrysson Lacerda 18/06/2013 19h20
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Recurso poderia ser utilizado para carros elétricos

A principal crítica aos carros elétricos atuais giram em torno de suas baterias, que não seriam tão potentes, a ponto de não resistirem a uma viagem longa. A Volvo tenta mudar isso, e está testando uma "estrada elétrica", que carregaria os carros enquanto eles trafegam.

A empresa se uniu à companhia de energia sueca Alstom. As duas empresas já construíram no ano passado uma pista de 400 metros eletrificada, que, até então só havia sido usada com caminhões a diesel, mas em breve serão utilizados veículos elétricos.

O carro de teste contém um coletor de corrente que fica em contato com as linhas de energia. Conforme ele se movimenta, uma tensão de 750V é utilizada para seguir carregando o veículo enquanto ele se movimenta.

As linhas, no entanto, só ficam ativas enquanto um automóvel passa sobre ela, como forma de garantir a segurança, segundo a Volvo. A empresa também diz que a utilização deste recurso é mais barata do que a implantação de cabos aéreos.

Entretanto, a companhia diz que ainda são necessários anos de pesquisa para melhorar os coletores, os motores elétricos, sistemas de controle, construção de estradas e sua manutenção, além do modo de pagamento, antes de os usuários poderem aproveitar a novidade.
Automóveis Carro elétrico carro
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você