Consumer Eletronics Show 2020

Privacidade

CES 2020: Facebook garante que cuida da privacidade tão bem quanto a Apple

Guilherme Preta, editado por Matheus Luque 08/01/2020 12h23
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Assunto se tornou crucial no mercado de tecnologia

Nos últimos anos, uma série de escândalos relacionados à privacidade tornou esse um assunto fundamental no setor tecnológico. Pensando nisso, um painel voltado ao tema reuniu executivos da Apple e do Facebook durante a CES 2020, em Las Vegas. Participaram da conversa a Diretora de Políticas de Privacidade do Facebook, Erin Egan, Diretora de Privacidade Global da Apple, Jane Horvarth, Diretora de Privacidade Global da P&G, Susan Shook e a comissária da FTC, Rebecca Slaughter.


Esta é a primeira vez que a Apple participa da CES em 28 anos, o que indica que a empresa está segura em relação a como está protegendo os dados dos seus clientes. Porém, quando Jane Horvarth foi questionada sobre como outras empresas se posicionam sobre o assunto, a diretora respondeu que está “muito focada no que a Apple está fazendo". Quanto ao Facebook, Erin afirmou que a rede social tem orgulho de como lida com a privacidade dentro do permitido pela lei.

Além disso, a executiva afirmou que a empresa de Mark Zuckerberg é tão boa quanto a Apple na hora da cuidar da privacidade dos usuários. O grande conflito dessa afirmação é que as companhias possuem modelos de negócios completamente diferentes. A rede social tem como sua maior fonte de renda a publicidade baseada nos dados dos seus usuários. Já a rival investe na fabricação dos seus gadgets para ganhar dinheiro.

Jane contou que a empresa da maça investe em levar inteligência de processos para seus aparelhos. “Para cada novo produto que está sendo desenvolvido temos um engenheiro de privacidade e um advogado de privacidade designado para trabalhar com a equipe”, destacou. Já Erin falou que “não tem nada de errado com o modelo de negócios de publicidade do Facebook”, dizendo que coletam os dados de pessoas para “fornecer um serviço melhor ao usuário”.

Apesar do grande destaque para as duas gigantes durante a conversa, Rebecca, comissária da agência do governo dos Estados Unidos que protege o consumidor, a FTC, ganhou destaque ao afirmar que é insustentável a situação da privacidade no mercado da tecnologia. “Atualmente, ninguém pode dizer exatamente quem tem qual dado e como ele está sendo usado”, disse. Além disso, falou que é muito importante que a mesma pessoas que coleta os dados também seja responsável pela distribuição e compartilhamento deles.

Via: PCWorld

Apple Facebook privacidade rede social venda de dados falha de privacidade proteção de dados coleta de dados ces 2020
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você