Nasa deve investir em um novo traje para a missão lunar de 2024

A Agência Norte Americana não desenvolve trajes lunares desde 1977 e não tem prazo nem contrato para começar a desenvolver um novo modelo

Bruna Lima, editado por Cesar Schaeffer 25/07/2019 13h47
Traje lunar
A A A

Os astronautas não necessitam apenas de um foguete para chegar na superfície da Lua, eles precisam de um traje espacial que os mantenha seguros também. Os planos anunciados recentemente pela Nasa para chegar à Lua em 2024 estão aumentando a pressão para encontrar um substituto para o traje espacial da Agência. O usado atualmente é anterior a missões Apollo dos anos 70, e até agora ainda não foi estabelecido nenhum contrato para encontrar um novo.


"A Nasa ainda não tem um processo porque a decisão foi tomada de repente", disse Pablo de Leon, engenheiro e diretor de um projeto de traje espacial financiado pela Nasa na Universidade de Dakota do Norte, à AFP. “Por um lado, há essa ordem para chegar à Lua até 2024 e, quando não desenvolvemos novos trajes espaciais desde 1977”.

A agência espacial tem muito trabalho pela frente para levar os astronautas americanos a pousar na superfície lunar até 2024 - um prazo que parece cada vez apertado. Mas isso não significa que nenhum progresso tenha sido feito. O protótipo do traje lunar NDX-2 - projetado por Leon e sua equipe ilustra a complexidade necessária e já resolveu alguns dos dilemas dos projetos anteriores.

"Conter um ser humano dentro de qualquer coisa é muito complexo, então temos um traje espacial que é realmente uma espaçonave miniaturizada e que tem que ser construído de uma forma que seja móvel, bastante confortável e permita que você trabalhe", disse Leon.

Há também a ameaça da poeira lunar e a necessidade de que a roupa seja flexível o suficiente para os astronautas se movimentem livremente e se curvarem para coletar amostras. Mas muitos especialistas acreditam que o processo do design está fadado a levar anos. 

Para piorar as coisas, uma auditoria de 2017 descobriu que a Nasa estava ficando sem trajes espaciais para passeios espaciais fora da Estação Espacial Internacional, segundo um relatório do Escritório do Inspetor-Geral da Nasa.

Via: Futurism

Nasa espaço Lua
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você