Cápsula Dragon

Cápsula Dragon retorna à Terra e nova equipe embarca para a ISS

Renato Mota 06/04/2020 17h04
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Depois de um mês na Estação Espacial, a espaçonave da SpaceX retorna com equipamentos e experimentos nesta terça (7). Um novo trio de astronautas decola na quinta (9), tudo com transmissão pela Nasa

Com mais de 1,5 tonelada de carga, a cápsula Dragon, da SpaceX, deixará a Estação Espacial Internacional nesta terça (07), por volta das 10h12 (Horário de Brasília) em sua jornada de volta à Terra. A Nasa fará uma transmissão ao vivo da desacoplagem da espaçonave em seu site e canal no YouTube, a partir das 9h45.


A Dragon foi lançada no foguete Falcon 9 da SpaceX no último dia 6 de março, do Space Launch Complex 40, na Estação da Força Aérea em Cabo Canaveral, na Flórida, e chegou à estação espacial três dias depois. O engenheiro de voo da Nasa Andrew Morgan supervisionará a operação a partir de Houston, que será conduzida por robôs na ISS.

O controle da missão emitirá o comando de desacoplagem às 9:52 para liberar a Dragon usando o braço robótico Canadarm2 da estação. A cápsula então disparará seus propulsores para se mover a uma distância segura e, em seguida, executará uma aceleração para sair da órbita terrestre enquanto cai de paraquedas.

A espaçonave está prevista para pousar no Oceano Pacífico por volta das 15h40, trazendo de volta ratos vivos, células vegetais e outras amostras biológicas para análise na Terra. A Dragon também retorna com o equipamento da estação, incluindo componentes de traje espacial para manutenção e inspeção.

Enquanto uns saem, outros chegam. Nesta segunda (6) um foguete russo foi colocado em sua plataforma de lançamento enquanto uma nova tripulação se prepara para a decolagem para a Estação Espacial Internacional.

A Soyuz MS-16 já está em posição no Cazaquistão para o lançamento desta quinta-feira (9), às 10h05, levando o astronauta da Nasa Chris Cassidy e os cosmonautas da Roscosmos, Anatoly Ivanishin e Ivan Vagner. O novo trio irá atracar na porta traseira do módulo de serviço Zvezda para iniciar uma missão de 195 dias. A NASA TV transmitirá as atividades de lançamento e ancoragem ao vivo a partir das 9h.

Via: Nasa

Nasa Astronomia spaceX falcon 9 Estação Espacial Internacional astronauta
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você