Elon Musk oferece cápsula feita pela SpaceX para resgatar jovens na Tailândia

Lucas Carvalho 09/07/2018 14h33
Elon Musk Cápsula
A A A

Elon Musk, o bilionário fundador da Tesla e da SpaceX, publicou no Twitter uma série de vídeos demonstrando uma cápsula que pode ser usada no resgate dos 12 adolescentes de um time de futebol mirim na Tailândia que estão presos numa caverna há 16 dias.


Musk já havia dito na mesma rede social que engenheiros da SpaceX estavam a caminho do local da tragédia, a caverna de Tham Luang, na província de Chiang Rai, norte da Tailândia, para averiguar como a empresa poderia ajudar no resgate.

Agora, o bilionário exibiu fotos e vídeos de como funciona a ideia da SpaceX: usar os tubos de transferência de oxigênio líquido, presentes nos foguetes Falcon, como cápsulas que transportariam uma criança de cada vez para fora da caverna.

A cápsula tem 31 centímetros de diâmetro. Lá dentro, o jovem resgatado precisa ficar com os braços cruzados sobre o peito e respira com tanques de oxigênio acoplados na parte de fora. A cápsula seria guiada pelos socorristas por todo o percurso da caverna.

Como explica o G1, o resgate dos 12 adolescentes e o treinador de 25 anos que os acompanha é um grande desafio. Da entrada da caverna até o local onde o grupo está ilhado são cerca de seis horas de ida e mais seis horas de volta.

O processo é especialmente desgastante para os jovens, que precisam nadar em algumas partes do percurso e estão extremamente subnutridos e desidratados. Há locais tão estreitos que os mergulhadores precisam passar um de cada vez.

Quatro jovens já foram resgatados. Especialistas acreditam que a operação toda pode levar até três dias. Musk afirma que a cápsula feita pela SpaceX está à disposição das equipes gratuitamente. "Mesmo que não seja útil aqui, talvez seja em uma futura situação", disse o bilionário.

spaceX
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você