Elon Musk quer levar internet de alta velocidade para o mundo inteiro

Caroline Rocha, editado por Leonardo Pereira 18/11/2016 14h11
elon musk
A A A

O bilionário da tecnologia Elon Musk anunciou nesta semana que pretende levar internet de alta velocidade a todo o mundo usando o espaço. A SpaceX apresentou um pedido à FCC, Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos, para iniciar o projeto, que pretende colocar em órbita milhares de satélites.

"O sistema é projetado para fornecer uma ampla gama de serviços de banda larga e comunicações para usuários residenciais, comerciais, institucionais, governamentais e profissionais do mundo inteiro", explica a SpaceX em um documento.

A rede seria composta por 4,4 mil satélites em diferentes órbitas e custaria cerca de US$ 10 bilhões, de acordo com estimativas do próprio Musk. “Uma vez implantado totalmente, o sistema passaria por praticamente todas as partes da superfície da Terra e, portanto, teria a capacidade de fornecer serviços globais onipresentes”, afirma.

A ideia é que os satélites forneçam uma velocidade global de até 1 Gbps, bem mais do que a média global atual de 5,1 Mbps. O projeto, no entanto, não é único. Há alguns meses, o Facebook apresentou uma ideia semelhante, mas não teve sucesso em suas primeiras etapas, já que o foguete da SpaceX que levaria seu satélite acabou explodindo antes de chegar ao espaço.

A SpaceX estima que um novo voo deve acontecer antes do final do ano.

Via Mashable

Internet espaço
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você