Marte

Mais água congelada é encontrada em Marte

Roseli Andrion 24/05/2019 17h05
A A A

A camada de gelo pode ser resquício de calotas polares perdidas há milhares de anos

Cientistas da Universidade do Texas acreditam ter descoberto um novo recanto de água congelada em Marte. Para chegar a essa conclusão, usaram dados coletados pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter, da NASA, que leva um instrumento de radar capaz de ver cerca de 2,5Km abaixo da superfície marciana.

Trata-se de uma camada de gelo que pode ser resquício das calotas que existiam nos polos marcianos há milhões de anos e foram perdidas há muito tempo. "Não esperávamos encontrar tanto gelo de água aqui. Isso provavelmente torna [a região] o terceiro maior reservatório de água em Marte depois das calotas polares", declara Stefano Nerozzi, que participou da pesquisa.

De acordo com os pesquisadores, se esse gelo derretesse e a água se espalhasse pelo planeta, Marte seria inundado em 1,5m. Essas camadas podem servir para demonstrar como o clima de Marte aqueceu e esfriou ao longo das eras — o que pode ser uma resposta a mudanças na órbita e na inclinação do planeta.

A partir do estudo, os cientistas podem mapear os recursos hídricos em Marte. Assim, vai ser possível continuar a buscar sinais de vida por lá, bem como desenvolver os planos de levar astronautas para visitar o planeta.

Marte água gelo
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.