Telescópio Mayall

Matriz robótica de cinco mil 'olhos' vai mapear distância da Terra à Matéria Escura

Vinicius Szafran, editado por Cesar Schaeffer 30/10/2019 17h55
A A A

O instrumento tem o potencial de "desencadear uma revolução na física teórica"

Os astrônomos ainda não conseguiram desvendar os mistérios que envolvem a Matéria Escura, uma substância que compõe quase 70% do Universo e parece estar intrinsecamente ligada à expansão do cosmos. Porém, um novo experimento pode lançar alguma luz sobre essa questão.

Na semana passada, os cientistas alcançaram a "primeira luz" - a primeira vez que um instrumento ou telescópio coleta partículas de luz - com o Instrumento Espectroscópico de Energia Escura (DESI) do Telescópio Mayall.

O novo instrumento mapeará a estrutura geral do universo, a cerca de 11 bilhões de anos-luz da Terra, segundo informado num comunicado de imprensa, para descobrir o quão rápido e o quanto está se expandindo. O experimento pode fornecer algumas pistas sobre a natureza da matéria escura em nosso planeta.

A matriz robótica de cinco mil "olhos" de fibra óptica foi projetada para estreitar automaticamente seu olhar para conjuntos de galáxias e mapear sua distância exata da Terra, reunindo sua luz e dividindo-a em estreitas faixas de comprimentos de onda. Tudo isso ocorre a um ritmo vertiginoso: o DESI é capaz de percorrer cinco mil galáxias a cada 20 minutos. Os astrônomos esperam começar as observações formais no início do próximo ano.

Reprodução/DESI

Para Bob Nichol, professor de astrofísica da Universidade de Portsmouth, o DESI tem o potencial de "desencadear uma revolução na física teórica", examinando os mistérios que cercam a matéria escura e as leis fundamentais, caso existam, que restringem o tamanho e a taxa de expansão do universo.

"Apesar do fato de a maioria dos cientistas ter aceitado a existência de energia escura, ainda não sabemos sua forma exata", escreveu ele em artigo para uma revista especializada. No entanto, "novos instrumentos como o DESI ajudarão a dar o próximo passo na resolução do mistério."

O novo instrumento também poderá abordar algumas leis da astrofísica ainda mais fundamentais, que foram mantidas por mais de um século. "O DESI também deve ser capaz de restringir e até matar muitas teorias da gravidade modificada, possivelmente fornecendo uma confirmação enfática da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein nas maiores escalas", acrescentou Nichol. "Ou o contrário - e novamente isso provocaria uma revolução na física teórica."

Tecnologia Energia Ciência Astronomia física Lei Indústria de tecnologia einstein Teoria da Relatividade universo Gravidade nova tecnologia cientistas astrônomos
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.