Para evitar aglomeração na Flórida, Nasa investe em streaming ao vivo

Transmissão do lançamento da Crew-1 terá detalhes que normalmente são reservados aos convidados da agência espacial; ideia é evitar que muitas pessoas compareçam ao Kennedy Space Center

Renato Mota 13/11/2020 11h11
Crew-1
A A A

O pessoal da Nasa está bem empolgado com o lançamento da missão SpaceX Crew-1, previsto para este sábado (14). Será a primeira missão operacional tripulada da cápsula Crew Dragon em um foguete Falcon 9 após a certificação da SpaceX. Porém, há uma questão que incomoda a agência espacial: a quantidade de pessoas que pode comparecer para conferir o evento pessoalmente.


"Acho que estamos esperando um grande comparecimento", afirmou em entrevista coletiva a chefe do voo espacial humano da Nasa, Kathy Lueders, demonstrando receio em relação à pandemia da Covid-19, que voltou a crescer nos Estados Unidos. "Queremos que as pessoas festejem conosco. Mas ficaríamos muito tristes se este fosse um evento foco de contaminação”, completou.

Na missão anterior, a Demo-2, o administrador da Nasa, Jim Bridenstine, foi mais direto: "Estamos pedindo às pessoas que se juntem a nós neste lançamento, mas que o façam de casa. Estamos pedindo às pessoas que não viajem para o Kennedy Space Center".

Nasa/SpaceX

Foguete SpaceX Falcon 9 e a Crew Dragon Resilience prontos para a missão Crew-1 no hangar do Kennedy Space Center, na Flórida. Imagem: Nasa/SpaceX/Divulgação

Para que as pessoas possam conferir o lançamento no conforto dos seus lares, a Nasa anunciou que esta transmissão receberá atualizações da missão que normalmente são reservadas para convidados. O lançamento está previsto para as 21h49 (horário de Brasília), a partir do  Complexo de Lançamento 39A. A Crew Dragon está programada para atracar na Estação Espacial Internacional às 6:20 da manhã de domingo (15).

A missão SpaceX Crew-1 levará os astronautas norte-americanos Michael Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker, e o japonês Soichi Noguchi, da Jaxa, em um voo de seis meses para a estação espacial. Para garantir que não sejam infectados pelo novo coronavírus no Espaço, eles ficaram confinados por cerca de duas semanas e tomaram precauções de segurança.

A transmissão ao vivo será feita no canal da Nasa no YouTube, Nasa TV, a partir das 17h30 (horário de Brasília) no dia 14. Além disso, a agência está organizando um evento no Facebook. A SpaceX também deve transmitir o lançamento em seu site e canal do YouTube, como de costume.

Via: Space.com

Nasa spaceX falcon 9 Ciência&Espaço crew dragon
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você