Philae

Robô pousa com sucesso em cometa pela 1ª vez

Leonardo Pereira 12/11/2014 16h13
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Às 14h03 desta quarta-feira, 12, no horário de Brasília, um robô que está no espaço há dez anos conseguiu pousar com sucesso sobre um cometa batizado de 67P/ Churyumov-Gerasimenko, que está a cerca de 500 milhões de quilômetros da Terra.

O robô chamado de Philae faz parte da missão Rosetta, que se lançou em 2004. Nesses dez anos foram percorridos 6 bilhões de quilômetros até que o cometa fosse encontrado na órbita do Sol, voando à velocidade de 135 mil km/h.

O 67P foi localizado em agosto deste ano, quando a Rosetta começou a circundá-lo para tentar pousar em sua superfície esburacada.

O Philae tem um formato semelhante ao de um patinho de borracha e o tamanho de uma máquina de lavar; nele está um laboratório em miniatura que enviará dados à Terra até dezembro de 2015, quando a missão terminará.

A Agência Espacial Europeia gastou o equivalente a R$ 4 bilhões com o projeto, que tem intenção de descobrir mais informações a respeito da formação da vida na Terra.

Via: UOL 

Robótica Ciência Robôs espaço
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você