Asteroide pode atingir a Terra em 2068

Acsa Gomes, editado por Elias Silva 09/11/2020 20h12
Asteroide pode explicar como água surgiu na superfície de planetas
Clique aqui para assistirAsteroide pode atingir a Terra em 2068
A A A

Descoberto em 2004, o asteroide 99942 Apophis preocupou os cientistas por um tempo. Isso porque observações iniciais de sua órbita indicavam uma chance de impacto com a Terra em 13 de abril de 2029.

Análises posteriores eliminaram a possibilidade de impacto daqui a nove anos. Mesmo assim, ainda há chance de que o asteroide atinja a Terra em 12 de abril de 2068. A probabilidade é de 1 em 150 mil.

Para determinar com exatidão a possibilidade de colisão, vai ser preciso esperar mais um pouco. Após a aproximação de 2029, os cientistas saberão exatamente onde o Apophis estava quando passou pela Terra, o que vai tornar mais fácil prever futuros cenários.

De qualquer forma, os cientistas já estudam formas de desviar asteroides caso necessário. Em julho do ano que vem, as agências espaciais dos Estados Unidos e da Europa vão enviar uma espaçonave para se chocar com a rocha 65803 Didymos. Assim, poderão estudar os efeitos do impacto.

Terra Asteroide Ciência&Espaço
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você