Ciência e Espaço

Compartilhe com seus seguidores
A A A

Estrela vermelha gigante pode explodir em breve

Roseli Andrion 14/02/2020 20h12

A estrela vermelha gigante Betelgeuse tem perdido força nos últimos meses. Isso fez os astrônomos se perguntarem se ela pode estar em processo de colapso – o que resultaria na sua transformação em supernova.

Segundo Edward Guinan, astrônomo da Universidade Villanova, a estrela está menos luminosa e mais fria do que nunca. Se ela de fato se tornar uma supernova, as luzes podem ser brilhantes a ponto de serem vistas à luz do dia. Como a estrela não tem mais de 100 mil anos de vida restantes, o processo de explosão pode começar a qualquer momento.

Só que essa não é a única explicação possível. Até o fim do mês, os pesquisadores devem ter uma ideia melhor do que está acontecendo. Outros pesquisadores lembram que isso pode ser apenas a ocorrência de uma mancha solar gigante ou a passagem de nuvens de poeira estelar.

Dados recentes indicam que a Betelgeuse pode estar passando por uma pulsação prolongada de 430 dias. Nesse caso, deve atingir o ponto mais sombrio em 21 de fevereiro.

espaço Estrelas supernova
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você