Compartilhe com seus seguidores
A A A

O desafio de entender mais sobre os buracos negros

Vinicius Szafran, editado por Liliane Nakagawa 09/01/2020 20h12

Agência Espacial Europeia - ESA - afirmou que quer focar duas de suas principais missões científicas no estudo de buracos negros para desvendar seus mistérios. A primeira, Athena, envolve o maior telescópio de raios-X construído até hoje, e seu lançamento estava programado para 2031. 

O instrumento foi projetado para capturar os fenômenos mais quentes e energéticos do cosmos com alta precisão. Ele terá a missão de estudar a evolução dos buracos negros no centro das galáxias, como eles se entrelaçam com a matéria escura e formam o tecido a partir do qual o cosmos é feito.

A segunda grande missão científica da ESA para a próxima década é a LISA, uma constelação de três satélites com uma disposição sem precedentes para observar ondas gravitacionais, um fenômeno teorizado por Einstein há mais de um século, mas que só foi observado pela primeira vez em 2016.

espaço buraco negro Estrelas Sol Galáxia ESA
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você