Perseverance: lançamento foi um sucesso

Acsa Gomes, editado por Elias Silva 30/07/2020 20h12
Marte
Clique aqui para assistirPerseverance: lançamento foi um sucesso
A A A

Depois de intensa preparação, a Nasa enviou, na manhã desta quinta-feira, o rover Perseverance rumo a Marte. Ele foi a bordo do foguete Atlas V, que decolou da base aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, às 8h50 pelo horário de Brasília.

A viagem até o planeta vermelho deve demorar sete meses. A expectativa é de que o Perseverance pouse na cratera Jezero, no hemisfério norte de Marte, em 18 de fevereiro de 2021. Lá, a sonda tem a missão de analisar o local, que milhões de anos atrás era o delta de um rio, e procurar por sinais de que houve vida no passado.

Além de fazer análises por conta própria, o Perseverance vai coletar amostras do solo marciano. Elas serão armazenadas em pequenos tubos e deixadas em locais específicos do planeta. Em 2026 uma nova missão pousará por lá, coletará as amostras e as trará de volta à Terra.

Outra tarefa do rover é testar novas tecnologias que podem facilitar futuras missões tripuladas. Entre elas estão um sistema de pouso com maior precisão, um helicóptero para observação aérea do planeta e um instrumento que vai produzir oxigênio a partir do dióxido de carbono existente na atmosfera marciana.

Além da missão da Nasa, outras duas foram enviadas a Marte em julho. A primeira a decolar foi a Hope, dos Emirados Árabes Unidos, em 19 de julho. Já no dia 23, a agência espacial chinesa enviou a Tianwen-1 ao planeta vermelho.

Nasa Marte perseverance
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você