Cinema e Streaming

Sala de cinema

Aniversariantes da semana no mundo do cinema

Redação Olhar Digital 13/08/2019 01h08
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Confira a lista

Uma das dúvidas desta coluna era se fazíamos comentários sobre alguns aniversariantes de peso, sabendo que muitos ficariam para uma outra ocasião (ano que vem?), ou se comemoraríamos o lançamento de algum filme. Como esta última possibilidade nos pareceu um tanto frágil (afinal, filmes nem sempre estreiam na mesma semana em diferentes países), escolhemos falar das pessoas. É sobretudo um pretexto para comentarmos brevemente a carreira de alguns preferidos da casa.

Em 14 de agosto, por exemplo, duas grandes e belas atrizes fazem aniversário: Halle Berry e Mila Kunis. Halle Berry chega aos 53 anos enfrentando a crise das atrizes que envelhecem em Hollywood. Uma crueldade, porque se suas últimas escolhas não foram muito boas, com a exceção de John Wick 3, que pode ter colocado seu nome de novo numa lista mais nobre, a qualidade de sua interpretação só cresceu com a maturidade. Spike Lee a revelou no ótimo Febre da Selva (1991), e o Oscar chegaria dez anos depois por um filme mediano em que ela brilhava: A Última Ceia (2001), de Marc Forster.

A ucraniana Mila Kunis conquistou nossos corações como a adolescente Jackie, da deliciosa série That 70s Show. Ela completa agora 36 anos, tendo passado por grandes produções como O Destino de Júpiter (2015) e comédias como Ted (2012). Seu ponto de destaque é um filme problemático, Cisne Negro (2010) em que ela se sobressai a todo o elenco.

No dia 16 outros dois nomes de peso fazem aniversário: Steve Carell e James Cameron. Carell (57 anos) é um dos maiores comediantes de sua geração, com sucessos no cinema (O Virgem de 40 Anos) e na TV (a série The Office), e conseguiu se revelar também um ótimo ator dramático, com destaque para seus papeis em Café Society (2016) e A Melhor Escolha (2017).

James Cameron (65 anos) passou a ser um dos poucos diretores conhecidos por quem não dá a mínima para quem dirigiu os filmes de que gosta, algo que, na história do cinema, poucos conseguiram. Por Avatar, Titanic e os dois primeiros filmes da franquia O Exterminador do Futuro, Cameron merece essa distinção, que talvez pareça honrosa demais quando lembramos que ele começou sua carreira com o patético Piranha 2: Assassinas Voadoras, em 1981.

Robert De Niro (76 anos em 17 de agosto) é revelado nos filmes de juventude de Brian de Palma, ainda nos anos 1960, mas desponta como ator de primeira grandeza com O Poderoso Chefão 2 (1974) e Taxi Driver (1976). Coppola e Scorsese são então seus grandes mentores no cinema. No tempo de Touro Indomável (1980), De Niro já era um astro cujo nome nos créditos bastavam para atrair muitos cinéfilos aos cinemas. Ultimamente tem se dedicado a filmes menores, mas sempre pode surpreender. De Niro foi também diretor, estreando com o simpático Desafio no Bronx (1993) e seguiu muitos anos depois com O Bom Pastor (2006), que dividiu opiniões. Esperemos o novo The Irishman, em que De Niro atuará de novo para seu grande diretor e amigo Martin Scorsese (parceria que não se repetia desde Cassino, em 1995).

Sérgio Alpendre

Filmes Filmes&Series
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você