Logo Olhar Digital
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Compras online de final de ano com segurança e qualidade

Camillo Di Jorge 18/12/2013 15h03

Comprar online é fácil e prático, mas é necessário lembrar que você não está em uma loja física

O fim de ano está aí e chega o momento de presentar a família, os amigos e todos aqueles que foram importantes durante todo o ano. E cada vez mais, por falta de tempo ou comodidade, o consumidor passou a fazer suas compras por meio do e-commerce, principalmente nas festas de final de ano.

Segundo pesquisa elaborada pela e-bit, empresa especializada em informações do setor, as compras pela internet devem aumentar até 25% em 2013 comparadas a 2012, isto é, mais de 10 milhões de pedidos em 2013, representando cerca de 30 bilhões de reais. Grande parte dessas vendas ocorre em épocas sazonais, como o Natal.

Comprar online é fácil e prático, mas é necessário lembrar que você não está em uma loja física, vendo e testando o produto e certificando-se de que ela existe mesmo. Qualquer pessoa pode anunciar um item falso, apenas para aplicar um golpe, invadir seu dispositivo e obter dados pessoais, principalmente, seu número de cartão de crédito, data de validade, nome completo e código de segurança, dados suficientes para efetuar compras online com os seus dados.

Por isso, todo cuidado e atenção são essenciais para ter uma boa experiência de e-commerce. Para fazer uma compra segura, seja do seu computador ou dispositivo móvel corporativo ou pessoal, leve em conta as dicas abaixo:

  1. Atualize o sistema operacional e drivers do seu computador, assim como o software de segurança online
  2. Evite comprar utilizando computadores públicos. Utilize sistemas seguros e confiáveis
  3. Verifique se o site oferece o chamado “ambiente seguro”.  Procure por selos de “Internet Segura” ou “Site Seguro”, observe se o navegador de internet exibe o ícone de um cadeado na parte inferior ou na barra de endereços e certifique-se de que o endereço do site inicie por HTTPS://
  4. Verifique se a loja online oferece CNPJ, telefone e endereço
  5. Compare preços antes de finalizar uma compra. Desconfie de preços muito baixos.
  6. Compre com antecedência e verifique o prazo de entrega que deve ser estipulado no momento da compra
  7. Pesquise sobre a qualidade e referência da loja
  8. Verifique condições de uso e política de privacidade dos seus dados
  9. Guarde todos os e-mails, comprovantes etc. Em caso de algum problema, eles irão te ajudar a reclamar seus direitos, se precisar recorrer a um processo judicial
  10. Não salve seus dados para compras futuras

Por fim, esteja por dentro do código de defesa do consumidor e PROCON, verifique reclamações anteriores sobre esse site e como foram resolvidas.

Boas compras, Feliz Natal e ótimo Ano Novo!

e-commerce
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você