intel educação
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A tecnologia como aliada do aprendizado

Erick Moutinho 13/02/2019 10h20

Mais que ferramentas de suporte, a tecnologia deve ser empregada para o desenvolvimento integral do aluno

O mundo, as crianças e as relações não são mais os mesmos de anos atrás e a escola também precisa se transformar para acompanhar tais mudanças. Presente cada vez mais cedo em nossas vidas, a tecnologia pode ser uma grande aliada na aprendizagem.

O uso das ferramentas digitais em sala de aula reforça a importância de formar cidadãos com pensamento crítico e inteligência emocional, preparados para trabalhar em equipe e que aceitem a diversidade.

É uma reflexão do ensino como a base para construção de um mundo melhor, capaz de superar os problemas, que temos causado ao longo dos séculos. E para isso a tecnologia tem um papel fundamental: desenvolver soluções. Assim, os recursos tecnológicos podem fazer parte de todas as disciplinas, da Ciência, História, Língua Portuguesa às matérias de exatas.

Aliada à educação, a tecnologia melhora o processo de ensino-aprendizagem, torna a aula mais interessante e aumenta o engajamento de professores, alunos e famílias, derrubando as quatro paredes da classe.

Por permitir o compartilhamento das informações, os recursos tecnológicos tornam a escola não mais o local que "detém" o conhecimento, os estudantes ganham autonomia e os professores se tornam mediadores. Os alunos podem até melhorar seu desempenho a partir de atividades que tornam todo o processo mais atraente em meio a um mundo de possibilidades que os cercam no dia a dia. Isso acontece porque agora o celular e o computador são ferramentas base para um aprendizado diferenciado.

Porém, a inovação vem acompanhada de inúmeros desafios. Não adianta inserir tecnologia pela tecnologia, ela deve estar integrada à proposta pedagógica e contribuir para uma aprendizagem mais personalizada, uma gestão de aula mais eficiente e um ensino mais efetivo.

Mais que ferramentas de suporte, a tecnologia deve ser empregada para o desenvolvimento integral do aluno e para isso é primordial que o professor seja capacitado.

O processo de inserção de ferramentas tecnológicas na educação acontece de forma mais assertiva quando os educadores têm a oportunidade de se especializar no tema e entender de fato como a tecnologia pode ser sua parceira dentro e fora da sala de aula. Do auxílio para explicar um conteúdo específico à agilidade para corrigir exercícios e dar uma devolutiva aos alunos passando pela facilidade em compartilhar materiais. A era digital tem tudo para trazer mais evolução para os principais agentes da educação.

Educação Digital
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você