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Exclusão em menor escala: como melhorar a experiência do usuário

Marcus Imaizumi 19/02/2019 08h15

No mercado de mobile marketing, o que a maioria das companhias deseja é aumentar o engajamento, interações e a taxa de retenção.

No mercado de mobile marketing, o que a maioria das companhias deseja é aumentar o engajamento, o número de interações em seu aplicativo e, principalmente, aumentar a taxa de retenção. Esse “fenômeno” acontece porque as taxas de cancelamento são altas, ficando em torno de 70% após os 90 dias. Ou seja, o aplicativo é instalado, usado e, pouco tempo depois, excluído – seja por falta de espaço no celular ou porque o app não cumpriu com o esperado.

Em busca de transformar os usuários ativos em clientes fiéis, as empresas apostam em estratégias mais segmentadas para direcionar sua marca de forma enfática. Mas, para reter um usuário a longo prazo, é preciso pensar além das campanhas e oferecer ao usuário uma boa experiência no aplicativo. Seguem algumas tendências e dicas para melhorar a experiência dos seus clientes no aplicativo. 

Utilize Realidade Aumentada e Realidade Virtual

Realidade aumentada (augmented reality – AR) tem estado em alta desde o seu uso em Pokémon Go em 2016, e agora o ruído em torno da Realidade Virtual (VR) também está aumentando. O potencial para AR e VR em aplicativos móveis é enorme. Ambos fornecem uma experiência totalmente nova e exclusiva no aplicativo (e marca), e você deve procurar aproveitar as duas tecnologias para tornar seus aplicativos mais interativos. Quanto mais interativo for um aplicativo, mais engajado será o usuário final. AR permite criar modelos 3D de seus produtos. A RV, por outro lado, pode ser usada para dar ao usuário final um tour imersivo e virtual, além de uma visão de 360 graus dos seus produtos. 

Crie tutoriais para guiar os usuários pela primeira experiência

Uma das maiores razões pelas quais os novos usuários de aplicativos deixam de usar um aplicativo, é porque eles simplesmente não sabem o que devem fazer quando começam a usá-lo. Eles baixam o aplicativo, fuçam e depois o abandonam, confusos.

Uma boa ideia para reverter esse cenário são os tutoriais, que ilustram o que os usuários precisam fazer. Seu tutorial não precisa ser longo e complexo, pode ser apenas um par de telas que reforçam o valor do aplicativo, lembram os usuários por que estão aqui e mostram o que precisam fazer para concluir a primeira experiência. Mantenha as coisas simples, envolventes e divertidas.

Garantir a funcionalidade adequada

Se o seu aplicativo estiver com bugs, trava com frequência e não funciona corretamente, os usuários resmungarão e sairão. Para garantir a funcionalidade adequada, realize testes automatizados e manuais.

Quando se trata de seus testes manuais, preste atenção à compatibilidade do dispositivo e às falhas da interface do usuário. Também é uma boa ideia realizar testes entre diferentes sistemas operacionais, para garantir a funcionalidade adequada em vários dispositivos. 

Integrar gateways de pagamento

Se o seu gateway de processamento de pagamentos não for integrado corretamente, você terá dificuldade em reter os usuários do aplicativo. Os gateways de pagamento integrados devem estar no topo da lista, pois permitem que o usuário pague pelo método de pagamento de sua preferência. Um gateway de pagamento permite que um cliente coloque um item no carrinho, antes de inserir os detalhes de pagamento via PayPal,

Square, Stripe ou assim por diante. Existem inúmeros fornecedores de gateway de pagamento para você considerar, mas você também deve olhar para adicionar um leitor de cartão POS. Isso não apenas torna o processo de pagamento ainda mais fácil, mas o leitor de cartões permite que você colete dados sobre cada cliente. Armado com esses dados, você pode personalizar a experiência futura desse usuário. 

Ofereça experiências centradas no cliente

Ninguém sabe mais sobre o seu aplicativo do que o seu cliente. Você precisa saber quem é seu público-alvo, saber quais recursos eles querem ver no seu aplicativo e quais recursos devem ser melhorados. Sempre haverá áreas em seu aplicativo que podem ser aprimoradas e ninguém conhece os pontos problemáticos de seu aplicativo como seus usuários. Ao solicitar comentários, você pode usá-los para criar uma experiência de aplicativo melhor, adaptada às necessidades e desejos deles. 

Melhore o recurso de pesquisa no design do seu aplicativo

Se você tem um recurso de pesquisa, ele precisa ser exibido em destaque e precisa ser rápido. Quando um resultado de pesquisa demora muito mais tempo do que uma busca fora do app, o usuário logo se irrita e pode acabar desinstalando o programa.

Para exibir seu recurso de pesquisa com destaque, use uma barra de pesquisa completa. Considere adicionar "Pesquisar" à sua caixa para maior clareza. Torne seus resultados de pesquisa relevantes para cada usuário específico (você pode aproveitar a localização geográfica deles para isso, assim como os dados previamente coletados sobre eles) e adicione um recurso de sugestões automáticas para facilitar a vida deles. Considere também implementar a tecnologia de pesquisa por voz, pois isso permitirá que o usuário pesquise por resultados enquanto está em movimento, sem precisar fazer muito trabalho.

Esses são só alguns itens nos quais você e sua empresa precisam prestar atenção. O usuário é a peça-chave de qualquer negócio em mobile, saber como está sendo sua experiência, qual é o ponto alto e baixo do seu aplicativo e tornar as ações dele mais naturais são imprescindíveis para que ele use mais e indique para os seus amigos aquele app. Se o seu produto for bom, as campanhas e a segmentação serão mais eficazes na hora de impulsionar o app.

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