Nuvem cloud
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Quatro coisas para refletir ao considerar multicloud

Maurício Fernandes 29/05/2019 11h16

Quais são suas expectativas em relação a esta tecnologia?

Nós, profissionais de TI, não somos muito precisos e exatos em nossas análises e tomadas de decisão. Parece piada dizer isso, mas não é. Outra característica é acreditar em soluções milagrosas e sensacionais – sem mesmo entender direito do que se tratam. Mas quem nunca fez isso? Hoje, quero tratar de um assunto nesta linha, algo que todo mundo ouviu dizer, que todos querem ter, alguns acham que já têm, mas realmente, entendem do que se trata? Quais são suas expectativas em relação à multicloud?


Você realmente sabe o que esperar de multicloud?

Vamos pelo caminho mais direto e simples, o multicloud não vai resolver os problemas que você tem em um ambiente, digamos, monocloud. Não espere preencher as lacunas que seu provedor não atende hoje. Pode ser que essas deficiências sejam comuns a todas as nuvens. Então, antes de abrir portas e janelas para outras tecnologias, vale a pena estudar e conversar com quem já tem experiência no assunto.

Por que você precisa de multicloud?

Qual é a real necessidade? Custos, funcionalidades, independência tecnológica, limitações estratégicas ou comerciais? Cada premissa é importante para você avaliar o que faz sentido para o seu negócio e para onde deve ir. Há muitas possibilidades e perspectivas tecnológicas e estratégicas a considerar.

Cloud é como filho, dois vão mais do que dobrar o seu trabalho

Mesmo que você não considere ter um mesmo ambiente utilizando duas nuvens, na minha opinião, o multicloud faz sentido para você eleger qual melhor nuvem para cada ambiente. Para uma relação biunívoca, prepare-se ainda mais para o aumento de complexidade. Gerir custos, administrar, manter mão de obra especializada, monitorar performance e segurança. Seu time vai se tornar poliglota, cuidado com isso. Tenha as lideranças generalistas e os especialistas bem posicionados em cada equipe. Jamais o contrário. Não importa se vai terceirizar a gestão ou fazer sozinho, tenha uma gestão unificada e focada.

Qual a razão de ser multicloud?

Nos meus muitos anos trabalhando com cloud, vi que há, basicamente, duas grandes razões para a mudança: custos e independência tecnológica. Vale lembrar que ambos os casos requerem preparo, não são coisas que mudam de uma hora para outra, é algo que se constrói diariamente. Portanto, é preciso entender o uso do “monocloud” antes de seguir para o multi, combinado? Não esqueça que, como tudo na vida, esta decisão requer planejamento e, em seguida, uma execução exemplar.

Nuvem computação em nuvem
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você