Carro autônomo
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Os benefícios das caronas vão além do que se vê

Ricardo Leite 05/06/2019 08h00

Com a chegada do Dia Mundial do Meio Ambiente, é hora de refletir: o que fazemos de fato no nosso dia a dia para sermos mais sustentáveis?

De acordo com o relatório do IPCC de 2018, a estabilização do aquecimento global a 1,5 ° C requer a redução de 45% das emissões de CO2 até 2030. A Humanidade tem apenas 11 anos para fazer mudanças massivas e sem precedentes em todos os setores, incluindo transporte.

Com a chegada do Dia Mundial do Meio Ambiente, é hora de refletir: o que fazemos de fato no nosso dia a dia para sermos mais sustentáveis? Você já parou para pensar na quantidade de poluentes que emitimos nos deslocamentos diários ou mesmo nos passeios de final de semana? Não é questão de culpa, mas de consciência social.

No Brasil, as rodovias representam 58% de todo transporte feito no país. Nos carros de passeio, a taxa de ocupação média é de menos de duas pessoas. Ou seja, a maioria dos carros tem pelo menos três lugares deixados vazios. Isso é um desperdício inaceitável!

Em um mundo de crescentes populações e aspirações de viagens, aumentar a eficiência das viagens por estrada pode ter um impacto positivo significativo na mobilidade e no meio ambiente. É aí que entram as caronas.

Mas afinal, qual é a real economia de poluentes? Dá para medir

Parece óbvio o impacto ambiental das caronas. De fato é. Afinal, mais pessoas dividindo, menos carros nas ruas. Mas faltavam medições. Mas um estudo inédito da BlaBlaCar, plataforma francesa de caronas que dirijo no país,   se debruçou na sua base e no comportamento de seus usuários para entender o real impacto do seu negócio no meio ambiente. Junto com uma consultoria especializada (Le Bipe), chegamos a algumas conclusões interessantes.

Depois de analisar dados reais de uso da BlaBlaCar durante 12 meses, e pesquisar 6.884 membros da BlaBlaCar em oito países, vemos que as caronas fizeram com que o número de pessoas por carro dobrasse (de 1,9 para 3,9 pessoas). Com isso, 1,6 milhão de toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas para a atmosfera em 2018.

Quero que nossa plataforma impacte e mude a vida de cada vez mais pessoas. Acordo todos os dias com a missão de levar essa tecnologia a mais pessoas. Hoje, são mais de 3 milhões no Brasil. Com a ajuda de todos, podemos ser a mudança que pedimos. Fazer nossa parte para salvar o planeta.

Mobilidade mobilidade urbana
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você