Satélite PACE, da Nasa

Agências espaciais se unem para medir o impacto da Covid-19 no planeta

Rafael Rigues 25/06/2020 16h03
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Painel online reúne dados coletados por satélites dos EUA, Europa e Japão, e mostra como a doença afetou o tráfego de aeroportos, o envio de mercadorias, as luzes das cidades e a produção agrícola

As agências espaciais dos EUA (Nasa), Europa (ESA) e Japão (Jaxa) anunciaram nesta quinta-feira (25) a criação de um painel online que mostra o impacto da Covid-19 na economia e no meio ambiente, de acordo com uma série de indicadores extraídos de observações feitas por satélites.


O Painel de Observação da Terra permite que os usuários explorem como a pandemia em andamento afetou o tráfego de aeroportos, o envio de mercadorias, as luzes noturnas da cidade e a produção agrícola em locais em todo o mundo. Também inclui dados sobre gases de efeito estufa, qualidade do ar e da água.

“A pandemia não está apenas deixando um impacto impressionante no sofrimento humano. Também está tendo um impacto global que podemos documentar do espaço”, disse Thomas Zurbuchen, administrador associado da Diretoria de Missões Científicas da NASA. "Nossas três agências espaciais perceberam que, se pudéssemos combinar forças, poderíamos usar um conjunto mais poderoso de ferramentas analíticas nesta crise que evolui rapidamente".

Um exemplo destas ferramentas foi o uso dos satélites ALOS-2 da JAXA e Sentinel-1 da ESA para observar a densidade de carros recém-produzidos estacionados em uma fábrica perto do Aeroporto Internacional de Pequim - Capital. O painel mostra como a quantidade de veículos despencou entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020, após o surgimento do novo coronavírus na China, e a retomada da produção desde abril.

O painel continuará sendo atualizado com observações de satélite à medida que a pandemia do COVID-19 continuar. "Nossas equipes estão esgotadas, mas também muito orgulhosas de ter nosso trabalho apresentado hoje para uma audiência global", disse Josef Aschbacher, diretor dos Programas de Observação da Terra da ESA.

Fonte: The Verge 


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Nasa Satélites jaxa ESA coronavirus satélite covid19
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você