Ampere

Ampere anuncia chip de 128 núcleos com foco em containers em nuvem

Nina Gattis, editado por Fabiana Rolfini 23/06/2020 16h55
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Novo produto possui fácil implementação, já que se encaixa no mesmo slot do Altra 80, outro chip da marca

A Ampere, empresa de semicondutores, anunciou nesta terça-feira (23) o Altra Max, próximo chip de seu catálogo de produtos que conta com 128 núcleos e foi projetado especificamente para lidar com containers armazenados na nuvem.


Containers em nuvem (cloud containers, em inglês) são um modelo virtualizado em nível de sistema operacional com o objetivo implantar e executar aplicativos distribuídos. Para isso, os containers possuem tudo que é necessário para a execução da aplicação, o que demanda diversos núcleos.

Pensando em agilizar a produção e a implementação do Altra Max, a Ampere desenvolveu seu novo chip para que caiba no mesmo slot que o Altra 80, seu chip de 80 núcleos lançado no ano passado. "A razão pela qual estamos falando agora, em vez de esperar até o quarto trimestre, quando teremos amostras saindo pela porta, é porque é compatível com o slot; portanto, nas mesmas plataformas em que o núcleo Altra 80 entra, esse produto de 128 núcleos pode entrar", explicou Jeff Wittich, vice-presidente de Produtos da Ampere.

Reprodução

Estrutura de um chip. Imagem: Getty Images

Embora Wittich não tenha citado nenhum financiamento adicional, segundo a Crunchbase, plataforma sobre informações comerciais, a empresa levantou US$ 40 milhões, o suficiente para produzir o Altra Max em larga escala ainda este ano.

Assim como todas as outras empresas, a Ampere enfrentou desafios para manter sua cadeia de suprimentos consistente em meio à pandemia de coronavírus. No entanto, quando tudo começou na Ásia, a empresa estabeleceu um plano para encontrar fornecedores de backup para as peças que passariam por mais escassez.

"Em janeiro, na verdade, já passamos por nossa lista de fornecedores e diversificamos nossa cadeia de suprimentos e garantimos que tínhamos opções para tudo. Portanto, fomos capazes de chegar à frente disso antes que isso se tornasse um problema", afirmou Wittich.

Agora, depois de muito trabalho e planejamento, a Ampere se diz pronta para produzir e entregar seus produtos, inclusive o novo chip Altra Max.

 

Via: TechCrunch


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Chip Nuvem coronavirus pandemia
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você