roupa antiviral

Covid-19: brasileiros criam roupa com tecnologia antiviral permanente

Fabiana Rolfini 25/06/2020 14h24
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Kit com máscara e camiseta usa fio de poliamida que bloqueia a contaminação cruzada entre a vestimenta e o usuário

A catarinense BeCauz anunciou uma nova solução no mercado nacional em roupas que protegem contra bactérias e vírus, incluindo o novo coronavírus (Sars-Cov-2). Trata-se do "Kit Hope Fashion", composto por máscara e camiseta que, segundo a empresa, não perdem a eficácia com o número de lavagens. 


A tecnologia no fio de poliamida funcional bloqueia a contaminação cruzada entre a roupa e o usuário, evitando assim que a vestimenta seja veículo de transmissão de vírus e bactérias que podem estar em uma superfície têxtil. 

A ação que bloqueia o vírus se dá pela atuação do agente antiviral presente na matriz polimérica do fio de poliamida que tem afinidade eletrônica com regiões de proteínas da estrutura externa do vírus. Isto impede a hospedagem em células humanas, bloqueando a contaminação. 

Reprodução

Fio do tecido possui agente antiviral. Foto: 4X-image/ iStock

O agente viral também tem atuação no envelope lipídico (gordura) do vírus envelopado. Quando acontece este rompimento, o material genético do vírus é exposto e o coronavírus é inativado tornando sua replicação inviável.  

Como comprar?

O produto já está disponível para pré-venda no site da BeCauz e a distribuição está prevista para 15 de julho. Metade do lucro desta ação será destinada para o "G10 Favelas", bloco nacional de líderes e empreendedores de impacto social de favelas.

“É uma iniciativa que inspira outras pessoas e empresas colaborando e mantendo assim a chama acesa de apoio e de ajuda às comunidades mais carentes”, comentou Gilson Rodrigues, membro do "G10 Favelas" e presidente da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis e do Fundo Social Comunidades.

A iniciativa é resultante da união de grupo de empresários e voluntários de Joinville, Santa Catarina. A tecnologia utilizada no fio do kit, denominada "Amni Virus-Bac OFF", foi desenvolvida pela Rhodia. Já os tecidos que possuem esse fio antiviral são fornecidos pela Coltex Têxtil, que submeteu as peças a testes de laboratório para comprovar sua ação antibacteriana.


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Tecnologia roupa coronavirus covid19 tecido antiviral
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você