Facebook e Instagram removerão informações falsas sobre o coronavirus

Empresa detalhou uma série de medidas que estão sendo tomadas para facilitar o acesso a informações confiáveis e conter a disseminação de conteúdo que possa enganar ou prejudicar seus usuários

Rafael Rigues 31/01/2020 10h01
coronavírus
A A A

O Facebook anunciou em seu blog nesta quinta-feira (30) que irá limitar a disseminação de informações falsas sobre o novo coronavírus em duas de suas redes sociais: Facebook e Instagram.


A ação será executada em duas frentes. Informações identificadas como falsas por seus moderadores terão seu alcance limitado. Pessoas que compartilharam, ou que tentarem compartilhar, estes posts receberão notificações alertando que a informação é falsa e contendo links para informações corretas vindas de parceiros confiáveis.

Além disso, posts com teorias da conspiração ou informações falsas que possam prejudicar a saúde dos que acreditam neles serão removidos das plataformas. Isso inclui posts que desencorajem o tratamento ou medidas de prevenção, a divulgação de falsas curas e posts que causem confusão sobre os recursos de saúde disponíveis durante a crise.

Hashtags usadas para compartilhar informações falsas no Instagram também serão bloqueadas. Segundo a empresa, suas equipes estão realizando varreduras proativas para encontrar e eliminar estes posts, em vez de esperar que os usuários os denunciem.

A empresa afirma que irá ajudar as pessoas a “obter informações relevantes e atualizadas de nossos parceiros através de mensagens no topo do Feed de notícias no Facebook. Estes serão implantados com base nas orientações da Organização Mundial de Saúde. Quando as pessoas fizerem buscas relacionadas ao vírus no Facebook ou tocarem em uma hashtag relacionada no Instagram, exibiremos um pop-up educacional com informações verídicas”.

“Também fornecemos créditos de publicidade gratuitos para permitir que as organizações executem campanhas educacionais contra coronavírus no Facebook e Instagram nas regiões afetadas e estamos discutindo maneiras de fornecer assistência e suporte adicionais às autoridades de saúde”, diz a empresa.

Fonte: Facebook


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Vírus redes sociais Facebook instagram fake news coronavirus
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você