Compartilhe com seus seguidores
A A A

[EXCLUSIVO] Em breve, vacina universal será testada em humanos

Roseli Andrion 20/03/2020 20h12

Depois de estabelecer uma unidade de pesquisa na Guatemala e fazer testes em porcos para determinar a eficácia da fórmula de sua vacina universal, Jake Glanville e Sarah Ives, da Distributed Bio, se convenceram de que a ideia funciona. Conseguiram, então, um apoio financeiro da Fundação Bill e Melinda Gates.

Segundo os dois cientistas, esses próximos experimentos com porcos e papagaios está previsto já para o próximo ano. Se tudo caminhar como planejado, os testes clínicos em humanos devem começar em dois ou três anos.

Com tudo certo nessa última etapa, a Centivax deve chegar ao mercado para uso geral em 2025. Até agora, o financiamento do programa foi feito pela própria Distributed Bio.

Jake conta que, apesar de os grupos de capital de risco aplicarem muito dinheiro em biotecnologia, eles preferem investir em áreas mais lucrativas. Então, com a pesquisa da Distributed Bio já avançada, muitos investidores agora querem participar do projeto.

Ele prefere se manter reticente. Segundo ele, o motivo é simples: a startup já fez todo o trabalho e, agora, o risco é pequeno. Por isso, neste momento, a empresa prefere não receber esses investimentos: assim, não tem de oferecer sociedade e controle a investidores.

Além disso, Jake acredita que é bastante provável que um investidor não queira que se trabalhe em uma vacina universal. Afinal, isso acabaria com seu nicho de mercado.

Todo esse cuidado tem um motivo. A Distributed Bio quer ser livre para trabalhar em medicamentos que possam efetivamente chegar a quem precisa deles. Segundo Jake, a startup quer ajudar a tratar o mundo.

Por isso, os dois milhões de dólares garantidos pela Fundação Bill e Melinda Gates são um bom começo. Como acreditam na pesquisa que desenvolveram, eles já pensam no próximo incentivo: se essa primeira fase funcionar como planejado, há outros 10 milhões reservados para o prosseguimento da pesquisa.

Nesta conversa do Olhar Digital com os pesquisadores da Distributed Bio, percebemos que a ciência realmente tem seu tempo e é importante que seja feita com antecedência. Assim, podemos prevenir que uma pandemia de gripe, ou mesmo de outros vírus, nos atinja no futuro. Agora que todos estamos passando por algo semelhante, sabemos o quão importante esse trabalho é. 


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Pesquisa Ciência vacina gripe coronavirus
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você