7 truques para você usar melhor o Moto G5 e o G5 Plus

O Moto G5 e o Moto G5 Plus atingiram um bom equilíbrio de preço e performance, o que fez com que eles caíssem nas graças de muitos usuários brasileiros. E um aspecto curioso deles é que, embora tenham modificações sutis feitas ao Android, essas modificações são, em sua maioria, benéficas, e dão ao celular alguns recursos diferentes e bem interessantes.

Por outro lado, como são exclusivas aos aparelhos da Motorola, essas modificações acabam sendo menos divulgadas do que outras funções do Android. Pensando nisso, fizemos abaixo uma lista de truques para você usar melhor o seu Moto G5 ou G5 Plus. A maioria deles funciona também para outros modelos da Motorola, e alguns até funcionam para outros smartphones Android. Confira:

1. Navegar sem usar os botões do Android

O sensor de impressões digitais do Moto G5 pode ser usado no lugar dos botões de navegação do Android, que aparecem na tela. Apertar o sensor substitui o botão "bolinha", que volta para a tela inicial; deslizar o dedo sobre o sensor para o lado esquerdo (indo da direita para a esquerda) substitui o botão "voltar", e deslizar para o lado oposto faz as vezes do botão "aplicativos recentes".

Para ativar esse recurso, abra o aplicativo Moto, e então vá em "Moto ações" e ative "Navegação em um toque".

2. Ativar a lanterna rapidamente

Se você não quiser destravar a tela para acionar a lanterna de seu celular, saiba que não precisa. Há um gesto que vem ativado por padrão que permite ativar a lanterna sem precisar apertar nenhum botão. Basta segurar o celular com firmeza e sacudi-lo, como se ele fosse um martelo, duas vezes - finja que está dando uma pancada em algo com a parte de cima do celular. Fazer isso novamente faz com que a lanterna se desligue.

3. Deixar dois aplicativos na tela ao mesmo tempo

Celulares com o Android 7 - como é o caso do Moto G5 e do Moto G5 Plus - são capazes de deixar dois aplicativos abertos na tela ao mesmo tempo. Para fazer isso, abra os dois aplicativos que você quer usar. Aperte então o botão de aplicativos recentes (o quadrado da direita), selecione um dos apps e arraste a janela dele para cima. Ele ficará "travado" na parte de cima da tela. Escolha então o outro app que você quer abrir. Assim, você conseguirá usar os dois ao mesmo tempo. Ótimo para quando você quer ver um vídeo do YouTube e comentar sobre ele pelo WhatsApp simultaneamente.

4. Ligar a câmera rapidamente

Além do truque para acionar a lanterna, outro gesto útil é o de ativar a câmera rapidamente. Ele é ótimo para o caso de você precisar tirar foto de algo que vai desaparecer em breve. Para acioná-lo, basta segurar o celular com firmeza e girar seu pulso duas vezes. O movimento é semelhante ao de fechar uma torneira de chuveiro. Você sentirá uma leve vibração, se der certo. E então já poderá tirar fotos. Você também poderá visualizar as fotos que tirou, mas, para isso, terá que destravar o celular.

5. Ver notificações sem ligar a tela

Outro recurso interessante que a Motorola usou no Moto G5 se chama "Moto tela", e permite que a tela do aparelho mostre algumas informações como a data, a hora e as notificações sem precisar ser totalmente ligada. Ela já vem acionada por padrão, então experimente: deixe o celular com a tela desligada e virada para cima, e passe lentamente a mão sobre ela. Algumas informações devem aparecer. Se não, abra o aplicativo Moto, vá em "Moto Tela" e ative a opção "Moto Tela".

6. Travar o foco da câmera

Reprodução

Se você quer que a câmera do Moto G5 foque em algum ponto específico da imagem, pode arrastar a retícula de fotos para lá. Mas, se você quiser manter o foco em determinado objeto enquanto se mexe, faça o seguinte: arraste a retícula até o objeto, aperte sobre ela e segure-a por alguns instantes. Aparecerá um ícone de cadeado sobre a retícula, indicando que o foco está travado. Então você poderá mexer o celular e o foco continuará no mesmo ponto.

7. Encolher a tela

Se você achar seu celular grande demais para usar com uma mão só, há uma opção que pode ajudar. Ela é acionada pelo aplicativo Moto, indo em "Moto Ações" e ativando a função "Deslize para reduzir tela". Quando estiver usando qualquer aplicativo, aperte o centro da tela e deslize lentamente para baixo na diagonal, em direção ao canto inferior esquerdo (se você for canhoto) ou direito (se destro) da tela.

O Natal está chegando. Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ