Android travando? Veja versões de apps populares mais leves e econômicas

O Android, infelizmente, tende a rodar mais lento ou até mesmo apresentar travamentos em celulares antigos. Por causa disso, diversas empresas criaram versões mais leves dos seus aplicativos para rodar em aparelhos com pouca memória RAM ou armazenamento curto. Além disso, alguns até mesmo economizam dados de navegação 3G para poupar o seu pacote de dados.

Se este é o seu caso, a boa notícia é que apps como Facebook, Twitter e outros adotaram este modelo. Confira uma lista do Olhar Digital com dicas de aplicativos leves para o seu smartphone antigo com Android.

- Facebook Lite

A rede social mais popular do mundo também é um dos vilões de recursos dos celulares Android. O aplicativo tradicional do Facebook costuma gastar muita bateria e armazenamento no celular do usuário, porém a versão Lite promete resolver bastante esse problema. A começar pela instalação, que é bem menor e ocupa menos espaço após instalada no smartphone.

ReproduçãoO Facebook Lite também é otimizado para rodar bem em redes 3G ou até mesmo 2G, gastando para navegar entre as publicações dos seus amigos. Por falar nisso, o aplicativo traz as funções essenciais da rede, permitindo a interação com reações compartilhamento de texto e foto, bem como o recebimento de notificações. Enfim, trata-se de uma boa pedida para quem deseja ter uma experiência mais leve na rede social.

- Messenger Lite

Outro que não poderia deixar de falta é o Messenger, que também ganhou uma versão mais leve para ocupar menos espaço e gastar menos dados do usuário. Disponível para o Android 2.3 (Gingerbread) ou superior, o aplicativo permite que o usuário entre em contato com qualquer pessoa, crie conversas em grupo e compartilhe fotos, vídeos, links, figurinhas e emojis.

Assim como o Facebook Lite, a versão mais leve do Messenger ocupa menos de 10 MB de instalação no telefone e poupas dados de 3G do usuário. Além disso, o aplicativo é otimizado para funcionar em conexões mais lentas e instáveis, como as redes 2G.

- Twitter Lite

Outra rede social que também tem uma versão mais leve é o Twitter. Feito para funcionar em redes 2G ou off-line, este aplicativo também ocupa pouco espaço de armazenamento. Além de possuir as principais funções, o programa também pode enviar GIFs, fotos e vídeos para os seus seguidores. Já se não quiser baixar o aplicativo, o usuário pode acessar mobile.twitter.com no celular.

- Skype Lite

ReproduçãoVocê usa o Skype para falar com frequência com seus amigos? Então, baixe a versão mais leve do aplicativo de chamadas de voz para conversar com os seus amigos. Como os demais apps dessa lista, o mensageiro da Microsoft gasta menos dados do que sua versão tradicional e também economiza o armazenamento. Além disso, o usuário que não gostou da reformulação recente do aplicativo pode encontrar no Lite uma versão clássica do Skype.

- Clean Master Lite

O Clean Master Lite é um aplicativo voltado para quem quer economizar dados até mesmo na hora de limpar o celular. A popular ferramenta de manutenção possui uma versão menor e mais potente que ajuda o usuário a vasculhar o armazenamento em busca de arquivos que possam estar desperdiçando a memória do celular. Além disso, é possível prolongar a bateria do telefone usando um otimizador embutido no aplicativo.

- Camera360 Lite

O Camera360 Lite é um aplicativo indicado para quem ama tirar fotos e tem um celular com 1 GB de RAM ou menos. Com ele, o usuário pode fazer fotos incríveis e aplicar filtros e marca d’águas nos seus cliques. Isso sem contar nos diferentes modos de captura. O único problema do app é que este exibe propagandas na versão gratuita

- Opera Mini

O Opera é um dos navegadores mais populares do mundo e a versão dele para Android promete ajudar o usuário a economizar sua franquia de dados. O Opera Mini traz um poderoso modo de economia de tráfego embutido e também permite que o usuário salve páginas para ler off-line antes de sair de casa.

- Instagram (Versão Web)

Quem tem dificuldade de usar o aplicativo do Instagram no celular pode acessar a rede social através do navegar. Basta digitar www.instagram.com no Chrome e usar uma versão da rede social bastante similar ao que é encontrado no app oficial, porém sem ocupar espaço no seu telefone. Além disso, o site do Instagram ganhou ainda suporte à publicação de histórias direto do navegador.

Aplicativos que podem te ajudar a economizar espaço e salvar 3G

Embora a lista seja focada em apps mais leves, vamos adicionar duas dicas de aplicativos extras que podem ajudar o seu smartphone antigo a funcionar melhor.

- Datally

O Google lançou recentemente no Brasil o Datally. Esse app pode ajudar o usuário a controlar o seu consumo de 3G facilmente. Para isso, o programa bloqueia todas as conexões desnecessárias do sistema, liberando apenas o que o usuário permitir. Confira neste tutorial como usar o Datally.

Reprodução- Files Go

Outro aplicativo oficial do Google, o Files Go permite gerenciar o armazenamento do seu telefone de maneira mais inteligente. Além de permitir que você escolha onde guardar os seus arquivos, este programa também ajuda o usuário a se livrar de dados menos importantes no smartphone. Confira neste tutorial como o Files Go funciona.

Pronto! Estes são alguns das melhores versões leves de aplicativos para Android. Conhece mais alguma? Não deixe de dar dicas para os leitores do Olhar Digital nos comentários!

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ