Linux

Como colocar mais de uma distribuição Linux em um pendrive bootável

Alvaro Scola 07/05/2019 13h45
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Com a ajuda das ferramentas certas, você pode usar um mesmo pendrive para dar boot em diversas distribuições do Linux

Para corrigir problemas do computador, estudos ou até mesmo para realizar tarefas onde o Windows não se sai tão bem, uma solução comum é rodar o Linux. Geralmente, para facilitar, as pessoas preferem iniciar este sistema a partir de um pendrive, não tendo que concluir a sua instalação no HD.


Se você costuma utilizar mais de uma distribuição Linux, uma alternativa interessante fica para a criação de um pendrive multiboot, ou seja, você não precisa ter um pendrive dedicado para cada distribuição. A seguir, veja como colocar mais de uma distribuição Linux em um pendrive para boot.

Escolhendo as distros e o pendrive

Antes de prosseguir para o passo a passo, é necessário que você obtenha os arquivos ISO das distribuições a serem instaladas do pendrive. Se você está em dúvida sobre qual distribuição utilizar, não deixe de conferir estas listas elaboradas pelo Olhar Digital:

Ao fazer a escolha do pendrive, não se esqueça que o espaço para armazenamento deve ser superior ao valor somado das duas distribuições. Além disto, antes de iniciar o procedimento abaixo, certifique-se de deixar o pendrive formatado.

Como criar o pendrive para boot com mais de uma distribuição Linux

Para realizar esta tarefa é necessário obter um programa específico, que criará um menu de boot no pendrive onde a distribuição poderá ser selecionada. Confira como fazer o processo:

  1. Acesse este link e realize o download do programa MultiBootUSB;
    Reprodução
  2. Realize a instalação do programa e abra-o;
  3. Na tela inicial do programa, em “Select USB disk”, escolha o pendrive que receberá as distribuições. Então, clique em “Browse” ao lado de “Select image”, selecione uma distribuição no formato ISO e clique em “Install distro”;

    Reprodução
  4. Na mensagem que surge, clique em “Yes” e aguarde o processo ser realizado. Caso o programa aparente ficar travado, apenas aguarde, é normal acontecer este problema;

    Reprodução
  5. Quando o processo terminar, mais uma vez, clique em “Browse” ao lado de “Select image”, selecione o arquivo da outra distribuição e clique em “Install distro”.

    Reprodução

Depois de ter realizado o processo acima, basta colocar o pendrive no computador em que deseja utilizar o Linux e colocar a prioridade de boot para a unidade USB. Então, você deverá ver uma lista como a da imagem abaixo, onde você escolherá o sistema desejado.

Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como ter um pendrive para usar mais de uma distribuição Linux ao mesmo tempo. Para finalizar, ainda através da guia “Boot ISO / USB”, você pode testar o pendrive criado em uma máquina virtual do QEMU.

Linux Dicas Dicas&Tutoriais
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você