Como medir a performance do roteador Wi-Fi pelo Windows

Se você acha que a sua conexão com a internet não está das melhores, talvez seja hora de dar uma checada na velocidade da conexão e na performance do roteador. Para fazer isso, você já aprendeu aqui no Olhar Digital que pode usar alguns sites ou aplicativos para smartphones. Agora vamos te ensinar como obter os dados do desempenho do roteador pelo próprio Windows.

O processo é extremamente simples. Primeiro, o que você precisa fazer é clicar com o botão direito do mouse no símbolo do Wi-Fi, no canto inferior direito da tela (próximo ao relógio), e ir em “Abrir a Central de Rede e Compartilhamento”.

Reprodução

Depois disso, clique no nome da sua rede Wi-Fi.

Reprodução

Na janela que se abriu, verifique o campo “Velocidade”. Note que a medida estará classificada em Mbps, sigla para Megabits por segundo. Essa medida é a taxa de conexão entre o PC e o roteador, e não a medida de desempenho de transferência. Você verá que ela oscila, algo comum em conexões sem fio.

Reprodução

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ