Como montar imagens ISO no Windows Explorer

Os arquivos ISO são bastante populares para algumas finalidades na Internet, como o compartilhamento de distribuições Linux ou arquivos de uma forma geral. Para abrir o seu conteúdo, contudo, é necessário montá-los no seu computador como se fosse um disco tradicional. Felizmente, o Explorer do Windows 8 e 10 trouxe suporte nativo a essa função.

Para quem não conhece, os arquivos ISO são imagens virtuais de CDs ou DVDs, que reunem todas informações que seriam gravada em discos. Com a queda no uso dessas mídias físicas, a troca das suas versões virtuais tem se tornado mais comum nos últimos anos. Confira a seguir como montar uma imagem ISO no Windows Explorer.

  1. No menu iniciar, procure e abra o Windows Explorer;

    Reprodução
  2. Na pasta com o arquivo ISO, clique com o botão direito sobre ele, e então em “Montar”;

    Reprodução
  3. Se preferir, também é possível usar esta função ao clicar em “Gerenciar > Montar”, que fica logo abaixo de “Ferramentas de imagem de Disco”.

    Reprodução

Em alguns casos raros, a opção de montar disco não aparece diretamente no menu de contexto, esse erro é mais comum no Windows 8. A solução para este problema é bem simples. Siga os passos abaixo:

  1. No menu iniciar, procure e abra o Windows Explorer;
  2. Clique com o botão direito no arquivo desejado, e na opção “Abrir com”, selecione o Windows Explorer.

Agora a sua imagem já estará montada, e o recurso ficará disponível no menu de contexto. Diferentemente de aplicativos destinados para a drives virtuais, esse recurso do Windows funciona apenas com imagens do formato ISO.

Para desmontar uma imagem de um drive virtual feito com este recurso do Windows, basta abrir o Windows Explorer, e ao clicar com o botão direito na unidade virtual criada, selecionar a opção “Ejetar”.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ