Como usar o Google para fazer pesquisas em um único site no Chrome

Um site de notícias, como o Olhar Digital, publica novos conteúdos em um ritmo que, muitas vezes, é difícil de acompanhar. Se você quiser achar uma notícia publicada, por exemplo, há um ano, talvez seja difícil encontrá-la facilmente pelo site ou pelo Google.

Mas é possível definir limites para suas pesquisas no Google, e forçar o motor de buscas a vasculhar apenas um site em vez de varrer toda a internet. Para isso, basta usar uma simples linha de comando que nem todo usuário conhece.

Digamos que você queira fazer uma busca apenas no Olhar Digital pela palavra-chave "Android". Vá até a barra de endereços do Chrome (aquela, lá em cima, onde fica o endereço do site onde você está) e digite o seguinte:

site:olhardigital.uol.com.br <android>

Em seguida, pressione Enter. O Google vai te trazer todos os resultados encontrados pela palavra-chave Android, mas apenas aqueles inseridos no nosso site. O mesmo vale para qualquer outro. Digamos que você queira encontrar algo sobre "internet" no site do Senado, por exemplo. A linha de comando passa a ser a seguinte:

site:senado.leg.br <internet>

Repare que a estrutura é sempre a mesma. Digite "site:", coloque apenas o domínio que você quer vasculhar (ou seja, não precisa colocar "www" e nem "https"), pressione a barra de espaço, digite "<", insira a palavra-chave que você está buscando, encerre com um ">" e pressione Enter.

O truque vale para praticamente qualquer site indexável pelo Google. Páginas e perfis protegidos do Facebook ou outras redes sociais, além de sites acessíveis apenas por senha, porém, estão fora de alcance.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ