Confira as principais novidades do Chrome 85

O navegador Google Chrome foi atualizado e está com alguns recursos novos nos PCs e celulares, que podem ser úteis. Confira quais são eles!

Alvaro Scola 26/08/2020 13h38
Chrome
A A A

O Google Chrome é um dos navegadores mais utilizados nos computadores e celulares por conta de seus inúmeros recursos. Por sua vez, para continuar se mantendo como uma opção interessante, o Chrome é atualizado constantemente para ganhar novas funções e ficar mais seguro.


Já nesta semana, o navegador chegou em sua versão de número 85 para PCs e celulares, que conta com algumas novidades discretas, mas que podem ser interessantes. A seguir, veja quais são as principais novidades do Google Chrome 85 para PCs e celulares.

Importante

A nova versão do Chrome para Android ainda pode não estar aparecendo para todos na Google Play. Entretanto, ela já pode ser obtida em outros sites como o APKMirror.

URLs completas ocultadas

Já não é de hoje que o Google tenta esconder certa parte do endereço de sites, principalmente dos protocolos utilizados por eles. Por sua vez, na versão 85, esta mudança já está ocorrendo para alguns usuários, que acabam não vendo mais o "HTTP ou HTTPS" de certos endereços nem mesmo na "omnibox" quando você ainda está digitando algo em sua barra de endereços.

Reprodução

Essa mudança que pode não agradar, felizmente, pode ser contornada com as flags da "Omnibox UI", que precisam ter alguns valores alterados manualmente.

Atalhos para aplicativos PWA

Para quem não deseja ocupar muito espaço em disco com programas para serviços online, os PWA acabam sendo uma ótima alternativa. Já na versão 85 do Chrome, por padrão, agora, você tem o acesso as principais funções dos sites pelo menu de contexto, aquele aberto com o botão direito do mouse.

Reprodução

Caso você queira testar essa novidade, o PWA do Twitter, por exemplo, já tem alguns atalhos prontos para serem utilizados, assim como mostra a imagem acima.

Melhorias para abas agrupadas

Um recurso bem interessante que chegou no Chrome faz pouco tempo foi a possibilidade de agrupar abas, o que facilita bastante a vida de quem deixa muitos sites abertos no navegador. Agora, além de poder agrupar as abas, você também poderá minimizá-las.

Reprodução: Blog Google

O recurso de agrupar as abas, vale lembrar, não vem ativado por padrão nem mesmo na versão 85 do navegador, mas o Olhar Digital já mostrou como habilitá-lo neste tutorial. Além disso, para "agrupar abas", será necessário ativar a flag "Tab Groups Collapse".

Preenchimento de formulários em PDFs

Os navegadores são bastante utilizados para quem quer ler um documento PDF, sem a necessidade de instalar um leitor específico para este tipo de arquivo. Agora, além de poder ler os documentos PDFs, o Chrome passou a suportar o preenchimento de formulários neles.

Reprodução: Blog Google

Assim, você ainda não consegue editar PDFs, mas o receber um formulário destes, será possível fazwer o download da "versão editada" já com os seus dados, o que pode se provar útil para responder e-mails importantes com estes arquivos.

Miniaturas para sites abertos

Mais uma função que pode ajudar quem deixa muitas guias abertas no navegador é a chamada "Tab Hover, que não vem ativada por padrão, mas mostra uma "miniatura do site" ao passar o cursor do mouse sobre uma guia.

Reprodução

Esta função, vale lembrar, já estava disponível no Chrome Canary faz bastante tempo e o Olhar Digital já mostrou como ela pode ser ativada neste outro tutorial. O Google ainda lista este item como uma função para o Chrome Beta, mas o recurso já funcionou na versão estável do navegador em nossos testes.

Chrome 64-bit para Android

O Google anunciou ainda este ano que estaria atualizando o seu navegador nos celulares Android para passar a ter o suporte às arquiteturas 64-bits. Ao ter suporte para este tipo der arquitetura, o Google Chrome pode passar a ter um melhor desempenho em aparelhos que possuam bastante memória RAM.

A versão 64 bits do Chrome para celulares, por enquanto, só deve estar disponível e funcionar em aparelhos com o Android 10.

"Alternar para esta guia" no Android

Ao navegar por muitos sites e deixar diversas abas abertas, não é incomum que você acabe abrindo duas vezes uma mesma página. Assim, para evitar este problema que pode até fazer você gastar mais memória RAM do seu celular, a nova versão do Chrome ganhou um botão chamado "Alternar para esta guia", que aparece quando você está digitando o endereço de um site que já está aberto no navegador.

Melhorias de performance

Além de todos estes recursos mais "visíveis", o Chrome também recebeu algumas melhorias em seu motor, que prometem deixar o carregamento de abas 10% mais rápido.


Navegadores browser Chrome Dicas google chrome Dicas&Tutoriais navegador
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você