Costuma pedalar por aí, mas se preocupa com a segurança nas ruas e estradas? Uma opção para ser visto por motoristas e evitar acidentes pode ser instalar pedais de LED na bicicleta.

A Desplazamiento hacia el rojo, empresa de acessórios para bikes, lançou o Arclight, que usa módulos de luz magnética integrados aos pedais. Eles são recarregáveis ​​via USB e, inclusive, podem ser removidos para adicionar iluminação a outras partes da bicicleta.

publicidad

A empresa, que tem sede em Filadélfia (EUA), afirma que os pedais de LED são mais do que apenas um artifício de aparência futurística. Ao apresentar o protótipo, a Redshift citou um estudo de 2020 que comprovou o reforço na segurança que o dispositivo pode garantir para quem está pedalando.

Segundo a pesquisa, o chamado “movimento biológico” – a ação das pernas, especificamente – pode melhorar a visibilidade em até 57% em comparação com os faróis e lanternas traseiras de bicicletas antigas.

No estudo, os ciclistas foram solicitados a colocar lanternas traseiras em locais diferentes durante os passeios diurnos. Verificou-se que as luzes presas aos tornozelos os tornavam significativamente mais visíveis do que os locais de iluminação normais.

Na segunda parte do estudo, descobriu-se que usar capas fluorescentes para as pernas, além de uma camisa fluorescente, melhorava a visibilidade em 3,3x em comparação com a camisa sozinha. Desta forma, pedais de LED deixariam bem óbvio que as luzes que se aproximam são de uma bicicleta.

Leia mais:

Alguns outros destaques sobre os pedais de LED:

As luzes fornecem um padrão de iluminação de 360 ​​graus em vez de apenas um feixe estreito na frente e atrás de você. Eles vêm com um recurso de ativação e desativação automática com base no seu movimento. Os pedais também podem detectar automaticamente sua orientação para que você sempre tenha uma luz branca voltada para a frente e uma luz vermelha voltada para trás.

A vida útil da bateria é avaliada em até 36 horas na configuração de piscar de baixa potência, embora sejam apenas 3 horas com a configuração de luz constante. As luzes têm um plugue USB integrado – não há necessidade de procurar um cabo minúsculo. Há também um dock de carregamento incluído para completar várias luzes em uma tomada. As luzes são IP64 à prova de água e poeira.

Os pedais são, sem surpresa, um pouco caros a um preço sugerido de US$ 135, algo em torno de R$ 700 na cotação atual.

Vale lembrar que o objetivo principal dos pedais de LED é ajudar você a ser visto, em vez de ser capaz de ver à sua frente em uma estrada mal iluminada. Para isso, você ainda vai precisar do bom e velho farol.

¿Has visto nuestros nuevos videos en YouTube? ¡Suscríbase a nuestro canal!